O novo código disciplinar da Fifa (Federação Internacional de Futebol) autoriza o árbitro a encerrar uma partida em casos de discriminação racial e atribuir a derrota ao time responsável. A medida vigente desde julho tem como objetivo combater o racismo.
A decisão deve ser a última ação tomada pelo árbitro diante de atos racistas. Antes disso, o novo código da Fifa determina que o profissional solicite um anúncio público pedindo que o comportamento seja encerrado.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Caso não resolva, ele está autorizado a suspender a partida temporariamente até que os atos terminem. Se o problema ainda persistir, a decisão de encerrar o jogo e conceder a derrota ao time responsável pelo incidente racista pode ser colocada em prática.
De acordo com a Fifa, a definição e o conteúdo da visão antirracista da federação estão completamente alinhados com os mais altos padrões internacionais. Incluindo o julgamento de qualquer discriminação por motivo de raça, cor da pele, origem étnica, nacional ou social, gênero, deficiência, orientação sexual, religião, opinião política ou qualquer outra condição ou outra razão.