PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Joãozinho da Gomeia, o ‘rei do candomblé’, é homenageado em bate-papo sobre masculinidades

Diálogo acontece às 20h desta quinta-feira (12), no Aparelha Luzia, em São Paulo (SP)

12 de dezembro de 2019

A última edição de 2019 da série de diálogos sobre masculinidades negras “Troca-Troca” homenageia o baiano Joãozinho da Gomeia, considerado o rei do candomblé e responsável pela expansão da religião de matriz africana no sudeste. O bate-papo gratuito e aberto ao público acontece nesta quinta-feira (12), às 20h, no Aparelha Luzia, região central de São Paulo (SP).

Participam do diálogo de masculinidades desta quinta-feira (20), o ator e palestrante Nego Catra, o educador e psicólogo Pedro Pires, o influenciador digital Caco Batista, o terapeuta Fabio Sousa, e o rapper Nouve, que também lançará seu mais novo videoclipe “Amor Preto” no evento.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

De acordo com o curador e mediador do bate-papo, Roger Cipó, Joãozinho da Gomeia é um convite para discussão sobre masculinidades negras considerando a amplitude, complexidade e pluralidade que o tema pede.

Joãozinho ficou famoso por subverter ordens e se estabelecer como sacerdote em uma época, primeira metade do século 20, onde homens neste posto do candomblé ainda era um tabu. Ele levou a dança dos orixás para o teatro e cinema e estampou capa de revistas famosas como a extinta “O Cruzeiro”.

Serviço:

“Troca-Troca – Diálogo das masculinidades”

Quando: 12 de dezembro, quinta-feira, às 20h

Onde: Aparelha Luzia Rua Apa, 78, Campos Eliseos, São Paulo (SP)

Próximo ao Metrô Santa Cecília e Marechal Deodoro

Entrada gratuita.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano