PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PerifaCon: nerds da periferia se unem para criar a ‘Comic Con da favela’

19 de março de 2019

O bairro do Capão Redondo, em São Paulo, receberá no dia 24 de março um evento inédito de cultura pop, geek e nerd voltado para a periferia. A PerifaCon é gratuito e será realizado na Fábrica de Cultura do Capão, no seio da Zona Sul paulistana.

Texto / Solon Neto
Imagem / Divulgação

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Um grupo de 7 pessoas vindas da periferia imaginou e organizou a PerifaCon com a intenção de levar às franjas da cidade um local de encontro para quem aprecia essa cultura nesses locais. Em geral, a cultura nerd tem eventos em grandes centros de exposições a preços pouco acessíveis. Materiais como jogos, filmes, quadrinhos também não costumam ter os preços mais módicos. Com isso a PerifaCon quer chamar a atenção de grandes marcas para a periferia.

Por isso mesmo, a equipe escolheu manter o evento gratuito e criou uma campanha de financiamento para custeá-lo . A campanha arrecadou pouco mais de R$ 7 mil reais. A primeira Comic Con da favela, a PerifaConTM , acontece no dia 24 de março de 2019 na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo.

“A PerifaCon veio para ficar, dá acesso e quebrar esteriótipos sobre o consumo nerd na quebrada, para além do consumo, somos produtores de conteúdo, seja HQ, ilustração, produção de conteúdo de jogos, programadores etc. Queremos propor integração para quem não tem dinheiro para acessar espaços com esse conteúdo. Queremos ser incluídos no calendário nerd da cidade de São Paulo e, quem sabe, do Brasil, com uma programação totalmente de gratuita!”, explica Andreza Delgado, uma das organizadoras do evento.

Quem também contribui para o PerifaConTM é o patrocínio da Chiaroscuro Studio, que conta com um grupo de artistas brasileiros que trabalham para marcas como Marvel, DC e Dark Horse, além de ser uma das realizadoras da Comic Con Experience (CCXP). Editoras como a Draco e a Companhia das Letras estarão no evento vendendo obras a preços popularaes. Da mesma forma, a Boogie Store e a 4P venderão produtos como roupas e acessórios.

O evento terá também uma feira de ilustrações e quadrinhos – o Beco dos Artistas, com sala de games, sala de gameboard, concurso de cosplay, oficinas e atrações. A programação ainda inclui um bate papo com lançamento de video-clipe e sessão de autógrafos do rapper Rashid. Também é destaque a exposição “Rap em Quadrinhos” da LOAD & LOUD. Outro destaque será a transmissão da série “Impuros” dos Canais FOX, seguido de debate com Felipe Ferrari e Zico Goes.

O evento inclui também as seguintes mesas de debate:

Abordando Produção e Representatividade Negra nos quadrinhos:
– Com Marília Marz, a artista Lya Nazura e o quadrinista Marcelo D’Salete, vencedor do prêmio Eisner, um dos maiores prêmios dos quadrinhos;

Arte e Resistência:
– Com DJ KL Jay (Racionais MC’s) e Clarice França do HQ de Menininha;

Produção Independente e Editorial: Qual rumo seguir?
– Com Sidney Gusman e Rafael Calça; Mulheres no Mundo Nerd com Adriana Melo, ilustradora da Marvel e artista mundialmente conhecida nos quadrinhos;

Produção de podcast no Brasil – porque ninguém consegue parar de ouvir:
– Com os podcasts Judão e Mamilos.

A programação completa está sendo divulgada pela organização de forma gradativa. Para ficar por dentro, basta acessar e conferir o site do evento:

Serviço:

Data: 24 de março.
Horário: 10h às 20h.
Local: Fábrica de Cultura do Capão Redondo.
Endereço: Rua Algard Esquina Com Rua Trevo Branco, S/N.
Contato:
Luíze Tavares – Relações Públicas
telefone: (11) 96220-6107
e-mail: [email protected]
Preço: Gratuito

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano