PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo pesquisa, 35% do público negro votaria em MV Bill para presidência da república

12 de março de 2018

Rapper, morador da Cidade de Deus no Rio de Janeiro, tem músicas de denúncia do racismo e da violência sofrida pela população negra

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O rapper MV Bill tem o apoio da população negra. De acordo com a pesquisa Afrodescendentes e Política, feita pelo Painel BAP, 22% do público negro votaria em MV Bill e 13% com certeza votaria no rapper para o cargo de presidente da república.

Luanna Téfilo, coordenadora da pesquisa, vê com naturalidade uma possível candidatura de MV Bill e outras personalidades negras.

“O sistema político privilegia pessoas que tem mais visibilidade e que podem angariar votos mais facilmente”.

Ainda segundo o estudo, 28% dos entrevistados poderia votar ou não, 12% provavelmente não votaria, 19% não votaria em hipótese alguma e 6% não soube responder.

MV Bill participa da articulação da Frente Favela Brasil (FFB), partido que tem como missão representar os interesses da comunidade negra e periférica. O rapper esteve inclusive presente no registro do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 30 de agosto de 2017.

De acordo com o próprio partido, a FFB surgiu inspirada “na luta pelo protagonismo e pelo reconhecimento da dignidade da pessoa negra, dos moradores de favelas, dos pobres do campo e das periferias do Brasil”.

Informações apuradas pela equipe de reportagem do Alma Preta, porém, indicam que MV Bill não deverá ser candidato para as eleições de 2018.

A pesquisa, realizada entre 17 e 27 de Novembro de 2017, foi feita na cidade de São Paulo. Foram ouvidos 1.607 eleitores nas diferentes regiões da cidade. 9% dos entrevistados moravam no centro, 16% na zona norte, 21% na leste, 24% na oeste e 30% na sul.

O nível de confiança do estudo é de 95%, com a margem de erro de 3%. A pesquisa foi quantitativa e entrevistou pretos e pardos, o que segundo o IBGE compõem o grupo racial negro, com mais de 16 anos de idade.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano