“Reflexões de Resistência” é o primeiro Livro de Joselicio Junior, ativista do movimento negro e presidente estadual do PSOL de São Paulo.
Texto / Divulgação
Imagem / Divulgação
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O jornalista e ativista do movimento negro, Joselicio Junior, mais conhecido como Juninho, lança neste mês de maio, quando se completam os 130 da falsa abolição, seu primeiro livro “ Reflexões de Resistência”, uma coletânea de 32 artigos escritos entre final de 2014 e início de 2018, originalmente publicados nos sites e portais Geledés, Alma Preta, Jornalistas Livres, Outras Palavras, Blog do Juninho, e desde abril de 2017 em sua coluna no portal Revista Fórum.
Os textos abordam temas como o genocídio do povo negro, o racismo estrutural, os movimentos culturais periféricos, política de cotas, conjuntura política, entre outros temas, todos escritos no calor dos seus acontecimentos. O primeiro texto é “A morte que não comove” que faz um paralelo entre as mobilizações nos EUA contra a morte do jovem Michael Brown, na pequena cidade de Fergunson no Estado de Missouri, e a violência no Brasil que mata milhares de jovens negros. O último texto é “Marielle Franco e a ousadia de tentar contrariar as estatísticas”, uma pequena homenagem para essa guerreira assassinada covardemente no Rio de Janeiro.
“Este livro é um convite. Faço parte do Círculo Palmarino (CP), entidade do movimento negro que teve e tem um papel decisivo na minha formação como ativista, na minha visão de mundo. “Reflexões de Resistência” nada mais é do que um instrumento para dar vazão às nossas lutas de resistência, para formar e ocupar os espaços historicamente renegados para os debaixo e excluídos, com o projeto de transformar a nossa realidade” afirma o autor na apresentação do livro.
Juninho é presidente estadual do PSOL e compõe o Circulo Palmarino (Foto: Divulgação)
O livro foi prefaciado pelo professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da USP, Dennis de Oliveira, que afirmou “Juninho é jornalista e especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Celacc (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) da USP, núcleo que tenho a honra de coordenar. Tive a honra de ter sido o seu professor neste curso e mais ainda companheiro em vários embates, inclusive alguns relatados nesta obra. Por isto, digo com toda a certeza que ele reúne tanto capacidade teórica como compromisso político, expressando da melhor forma a figura do intelectual orgânico de que falava Gramsci. Ler esta obra do companheiro Juninho é armar-se para os embates contra o capital e o Estado racista”.
Reflexões de Resistência é uma publicação independente e será lançada em vários espaços, como a sede do Círculo Palmarino em Embu das Artes, no espaço cultural Tapera Taperá no centro da capital Paulista e em vários outros locais como saraus, universidades e sindicatos. Toda a programação poderá ser conferida na página do autor.
Contatos para entrevistas e convites para lançamentos
(11) 97025-0442
Serviço de Lançamentos
Embu das Artes
Quando? 5 de maio, sábado, 19h
Onde? Sede do Círculo Palmarino
Endereço: Rua Campos Sales, 43, Jardim Presidente Kennedy, Embu das Artes
Informações: (11) 97025-0442 – (11) 94174-6732 (zap)
São Paulo
Quando? 7 de maio, segunda-feira, 18h30
Onde? Tapera Taperá – http://taperatapera.com.br
Endereço: Av. São Luiz, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metropole
Informações: (11) 97025-0442 – (11) 94174-6732 (zap)