PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fórum Permanente pela Igualdade Racial é inaugurado

28 de novembro de 2016

Texto: Pedro Borges / Edição de Imagem: Pedro Borges

Projeto reúne importantes organizações do movimento negro brasileiro

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

No dia 29 de Novembro, terça-feira, das 14h às 21h, é inaugurado o Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR). No Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, a atividade conta com a participação de representantes das entidades criadoras do Fórum, como o CEERT, Odara, Fundo Baobá, Geledés, INESC, ABPN, AMNB, COJIRA-RIO, GEMAA, IPEAFRO, LAESER, Observatório de Favelas, Anistia Internacional e Redes de Desenvolvimento da Maré.

banner textos assinaturas

O Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR) é uma coalização de organizações antirracistas que tem como propósito desenvolver estratégias e ações de diagnóstico, mobilização, comunicação e incidência política capazes de deflagrar um debate amplo e democrático em prol do enfrentamento do racismo e do sexismo e na defesa das políticas de promoção da igualdade racial e de gênero.

A proposta é atuar nos seguintes eixos: juventude negra e mulheres negras. As ações do FOPIR objetivam impactar governos, Ministério Público, parlamentares, operadores da justiça, mídia, sociedade e formuladores de políticas públicas na luta por um Estado democrático e inclusivo.

Programação:

Dia 29 de novembro (terça-feira)

14h00 – Ato simbólico com participação de segmentos religiosos de Brasília e região contra o Racismo e a Intolerância Religiosa

14h30 – Debates Internacionais “Década dos Povos Afrodescendentes: Onde estamos e para onde vamos?”
– Vicenta Camussu, representante da Red de Mujeres Afrodescendientes Cono Sur (Uruguai);
– Dulce Pereira, professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);
– Luiz Alberto, ex-deputado Federal (PT-BA) e militante fundador do MNU;
– Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres e do GT Gênero e Raça da ONU;
– Nilcea Freire, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

16h30 – 17h10 – Apresentação do FOPIR

17h10m – 18h10 – Leitura do documento Análise de Conjuntura do Estado brasileiro e as desigualdades sociorraciais no século XXI
– Diálogos com convidados sobre o documento

18h30 – 21h00 – Coquetel de Lançamento do FOPIR Mostra artística

Dia 30 de novembro (quarta-feira) –

Realização de Audiências do FOPIR – com entrega do documento de Análise de Conjuntura do Estado brasileiro e as desigualdades sociorraciais no século XXI, junto as seguintes instituições: Congresso Nacional, Advocacia Geral da União (AGU), Defensoria Pública da União (DPU), Organizações das Nações Unidas (ONU) e Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano