PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Grupo de mães da Zona Leste de São Paulo se organiza contra o genocídio

27 de abril de 2017

Ato das Mães da Leste acontece neste sábado pela manhã na Zona Leste da Grande São Paulo.

Texto / Vinicius Martins
Imagem / Alma Preta

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

As Mães da Leste organizam ato no próximo sábado, dia 29 de abril, a partir das 9h na Praça Leidiane, em Sapopemba. O ato pede justiça pelas violências provocadas pelo Estado na Zona Leste paulistana.

O grupo está em sintonia com outras organizações de mães da sociedade civil que lutam por justiça e pelo fim da violência do Estado nas periferias brasileira. As Mães da Leste estão associadas à Rede de Mães da Grande SP, às Mães de Maio e à Rede Nacional de Mães, Familiares e Amigos de Vítimas da Violência do Estado.

Atuantes desde 2015, a organização nasceu no cotidiano da Zona Leste da Grande São Paulo. A violência policial e as condições de vida precarizadas na região, como transporte público de baixa qualidade, poluição e trabalho, motivam a atuação do grupo.

Os dados recentes sobre assassinatos e mortes no país também norteiam as ações das Mães da Leste. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que 160 pessoas são mortas por dia no país. Uma média de nove pessoas por minuto. Dados da Ponte jornalismo indicam que em 2017, até o momento, a Polícia Militar do Estado de São Paulo matou oficialmente 243 pessoas entre 1 de janeiro e 5 de abril.

O ato das Mães da Leste pretende lembrar os mortos e pedir justiça em nome dos atingidos pela violência policial e cotidiana na Zona Leste da Grande São Paulo.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano