PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Documentário “Quem são os Makers da Favela?” está no ar

1 de junho de 2016

Texto: Thamyra de Araújo / Edição de Imagem: Pedro Borges

Já está no ar o documentário ‘Quem São os Makers da Favela?’, parte do processo de pesquisa e aprendizado da Residência em Mídia e Tecnologia: Favelado 2.0 – Construindo Gambiarras para o Futuro. A residência de duas semanas, no Complexo do Alemão, debateu temas como criatividade, inovação, maker, gambiarra, criação na (da) favela.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O objetivo do documentário é repensar de onde vem os conceitos? Quem criam? Para quem são? E para quem serve? Criar e inovar no cotidiano são a ferramenta de resiliência e experimentação do pobre, preto e favelado. O documentário surge dessa indagação buscando, por isso, se apropriar e disputar o termo MakerDo-It-Yourself  ou Faça- Você – Mesmo, mostrando que o morador de favela sempre fez por ele mesmo, ele é maker e já faz isso há muito tempo. Fica então a pergunta, porque continuam debatendo criatividade, inovação, cultura maker, sem pobre?

banner textos

 

A residência: Favelado 2.0: Construindo Gambiarras para o Futuro faz parte do projeto GatoMÍDIA, patrocinado pela Fundação Via Varejo e pelo Common Action Forum (CAF),  que no mês de março hospedou uma residência em Mídia e Tecnologia com rodas de convivências nos seguintes temas: fotografia 2.0, roteiro para programa no youtube, construção de texto criativo, ativismo na web, cobertura colaborativa, social mídia, criatividade 2.0, fanzine 2.0, hackeando o facebook, elaboração de projetos e empreendimento de ideias.

meme7 540x540

 As rodas livres foram ministradas por uma equipe de favelados inseridos na cultura de rede e que desenvolvem projetos autorais em plataformas digitais. Entre os convidados estava: João Lima, jornalista e fotodocumentarista, Mayara Donaria, Conselheira da Juventude do Rio de Janeiro, Marcelo Magano, ator e comediante, Raull Santiago mídia ativista e integrante do Coletivo Papo, Thamyra Thâmara, jornalista e idealizadora do projeto GatoMÍDIA, Daiene Mendes, criadora do FaveLê, Lana Souza, Coletivo Papo Reto, Enderson Araujo, criador do coletivo Mídia Periférica e membro do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Carla Siccos, editora do jornal virtual CDD Acontece, Ana Cipriano, criadora do PPG Informativo – Jornal Virtual do Pavão Pavãozinho e Cantagalo e Lucas Pelegrineti, design e animador.

 

 

 

 

 

Sobre o GatoMÍDIA:  O GatoMÍDIA é um projeto de convivência e aprendizado em novas mídias para jovens de espaços populares, que existe desde 2013 no Complexo do Alemão, tendo como objetivo estimular que jovens e negros possam produzir sua própria comunicação, possibilitando diferentes narrativas, visibilidade e oportunidades. Conheça mais: http://migre.me/sS0KG

Sobre a Fundação Via Varejo: A Fundação Via Varejo é o braço responsável pelos investimentos da Via Varejo em ações que incentivam e promovem o desenvolvimento de colaboradores e também da sociedade. São três os pilares que estruturam as atividades incentivadas pela Fundação: Social, Cultural e Esportivo. Conheça mais: http://migre.me/sT8ac

Sobre o Common Action Forum: O Commun Action Forum (CAF) é uma fundação internacional sem fins lucrativos com sede em Madrid, Espanha, em 2015. CAF funciona como uma rede global que reúnem proeminentes e especialistas de diversas origens, incluindo academia, política, mídia, sociedade civil e cultura emergente. Uma fundação internacional que visa moldar soluções alternativas para os problemas sociais e políticos e as desigualdades econômicas, a fim de fortalecer a cidadania.

Conheça mais:  http://migre.me/sT8n2

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano