Movimentos sociais e organizações sindicais planejam atos para quarta-feira (11) em diversas capitais brasileiras a fim de provocar uma discussão do atual momento do conflito no Oriente Médio e construir um calendário de atividades em apoio à Palestina.
Em São Paulo (SP), o ato será no Galpão da Alameda Eduardo Prado, na região central da cidade, a partir das 18h. Os manifestantes farão leitura de uma carta conjunta escrita por entidades, movimentos e organizações que se articulam no Brasil em apoio ao povo palestino.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Entre as organizações confirmadas estão a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
No Rio de Janeiro (RJ), as manifestações acontecem na Cinelândia, e em Brasília (DF), no Museu Nacional, a partir das 17h.
Nas redes sociais, pessoas solidárias aos palestinos usam a expressão “apartheid israelense” em razão da semelhança com a história de segregação da África do Sul. A população palestina vive em territórios cercados ou ocupados por israelenses, mais especificamente Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.
Em nota, a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que 187 mil pessoas precisaram deixar suas casas e há pelo menos 787 mortos e 4,9 mil feridos em Gaza.