O Banco Africano de Desenvolvimento para o Norte de África divulgou o total de investimentos na infraestrutura do continente africano em 2023. Ao todo, foram mais de U$2 bilhões injetados em operações estratégicas de infraestruturas de saúde, energia renovável e projetos para o bem estar social em Mali, Mauritânia, Marrocos, Egito, Tunísia e Líbia.
O crescimento sustentável também foi alvo dos investimentos, como o projeto de expansão de centrais de energia solar ligando os países de Mauritânia e Mali, parte da iniciativa “Desert to Power”. Também foi aprovado o aporte de U$ 23 milhões para o ”Fundo Africano de Desenvolvimento”.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Marrocos e Egito também receberam valores destinados a programas estruturais nas áreas de saúde e desenvolvimento social. Os dois juntos, receberam mais de um bilhão de dólares para os investimentos.
Mohamed El Azizi, diretor-geral do Banco, classificou 2023 como um ano excepcional. “Fomos capazes de lançar operações que reforçam a resistência às crises, em um contexto de incertezas e várias instabilidades”, comentou.
Criado em 1963, o Banco Africano de Desenvolvimento é uma instituição criada para promover o desenvolvimento econômico e social no continente africano. O grupo é presidido por Akinwumi Adesina e conta com a participação regional de mais de 40 países africanos, junto aos 28 membros da comunidade internacional.