PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Organizadas negam protesto pela democracia no mesmo dia e local que ato de Bolsonaro

De acordo com membro da Gaviões da Fiel, não há nenhuma articulação para manifestação; Mancha Verde também desmentiu informações que circulavam nas redes
Ato da "Somos Democracia" na Avenida Paulista, em São Paulo.

Ato da "Somos Democracia" na Avenida Paulista, em São Paulo.

— Danilo Fernandes

14 de fevereiro de 2024

Danilo Pássaro, membro da torcida organizada Gaviões da Fiel, negou que as torcidas organizadas tenham planejado um protesto em defesa da democracia para o dia 25 de fevereiro, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Data que também deve ocorrer, no mesmo local, uma passeata de apoiadores de Jair Bolsonaro, convocada pelo ex-presidente.

“Alguns veículos divulgaram que no dia 25 de fevereiro as torcidas vão se unir para enfrentar os bolsonaristas. Essa informação não procede, não existe essa articulação. O que nos uniu em 2020 não foi somente enfrentar os bolsonaristas, foi defender a democracia, o que a gente avalia que não se faz mais necessário. Ao contrário de 2020, temos um governo que defende a democracia”, afirma Pássaro, em vídeo publicado no Instagram.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A Mancha Verde também desmentiu informações que circulavam nas redes sociais de que teria convocado seus associados para o suposto ato pela democracia.

“A torcida Mancha Alvi Verde esclarece que não fez qualquer convocação para que seus associados compareçam a manifestações de cunho político e desaprova a utilização indevida de seu nome em publicações apócrifas nas redes sociais. “A Mancha tem como única finalidade apoiar a Sociedade Esportiva Palmeiras e preza pelas liberdades de escolha e de posicionamento de seus associados e simpatizantes”, diz o comunicado da torcida do clube palmeirense.

O que aconteceu

Nesta quarta-feira (14) circulou nas redes sociais que torcidas organizadas, principalmente de São Paulo, fariam um ato pela democracia e contra a anistia dos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF).

Uma das publicações que circulavam no X (antigo Twitter) dizia que além das organizadas do Corinthians e do Palmeiras, estavam confirmadas no ato as torcidas Independente (São Paulo), Raça Rubro-Negra (Flamengo), Força Jovem (Vasco), Galoucura (Atlético-MG), Máfia Azul (Cruzeiro) e Fúria Jovem (Botafogo). Não há informações se torcedores desses clubes convocaram alguma manifestação para este mês.

A Alma Preta havia publicado que o ato havia sido convocado e pede desculpas a seus leitores pelo erro.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Nataly Simões

    Jornalista de formação e editora na Alma Preta. Atua há seis anos na cobertura das temáticas de Diversidade, Raça, Gênero e Direitos Humanos. Em 2023, como editora da Alma Preta, foi eleita uma das 50 jornalistas negras mais admiradas da imprensa brasileira.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano