Começa nesta quinta-feira (15) a edição de 2024 do Fórum Social Mundial (FMS), em Katmandu, no Nepal. O Fórum é o mais importante pólo de articulação e encontro de movimentos sociais do planeta, e sua última edição ocorreu na cidade de Salvador (BA), em 2018. Ao todo, 1 mil organizações sociais se reunirão na cidade.
A reunião acontece até o domingo (18) e reunirá a Assembleia Social Mundial de Lutas e Resistências do Fórum para aprovação de uma carta de fundação focada na promoção da justiça social e da paz. Representantes de movimentos sociais de cerca de 100 países estarão presentes na ocasião.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O cofundador do FMS e membro do Conselho Internacional, Carlos Tibúrcio, comentou em entrevista à Agência Brasil que o mundo de hoje não é o mesmo, em comparação à época que o Fórum foi lançado.
Segundo ele, entre as pautas desta edição se destacam o debate sobre a guerra na Palestina, o genocídio em Gaza e a questão climática.
“Há uma sobreposição de crises, que inclui o agravamento da emergência climática, que ameaça a vida na Terra, a continuidade da crise econômica e social do capitalismo, e a ampliação e piora dos conflitos armados, que podem escalar para uma 3ª guerra mundial”, comenta Carlos.
Criado em 2001, o FMS surgiu em Porto Alegre (RS), na intenção de contrapor o Fórum Econômico de Davos (Suíça), reunião anual que reúne governantes e empresários do mundo dos países mais desenvolvidos. Com o slogan “Um novo mundo é possível”, o Fórum se concentra em pautas relevantes para o avanço social do planeta.