A Câmara Municipal do Rio de Janeiro recebeu na manhã desta quinta-feira (21) uma homenagem à vereadora Marielle Franco, à Cláudia Ferreira e à ativista Alessandra Makkeda. No encontro, militantes e familiares debateram o combate ao racismo, memória, verdade e justiça.
A reunião faz parte da iniciativa nacional “21 dias de ativismo contra o racismo”, que mobiliza organizações públicas e privadas e a sociedade civil em ações de enfrentamento à discriminação e de conscientização antirracista.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Promovido pela vereadora Mônica Cunha (PSOL-RJ), o evento destacou o legado das homenageadas na luta contra o racismo.
“O Brasil passou por uma série de rupturas institucionais ao longo da
sua formação, e escolheu lidar com as cicatrizes abertas no passado com o esquecimento. Nós jamais vamos esquecer nem deixar de exigir justiça para aquelas que foram fundamentais para ampliar nossa compreensão de luta por justiça”, declarou a parlamentar.
Na reunião, Antonio Francisco da Silva Neto, pai de Marielle, falou sobre a importância de debater essas políticas em ambientes públicos como a Câmara Municipal.
A família de Alessandra Makkeda também esteve presente e foi homenageada com a medalha Chiquinha Gonzaga, que prestigia personalidades femininas que tenham se destacado em prol de causas democráticas e humanitárias.
Falecida em 2022, Alessandra foi ativista pelos direitos humanos. Ela fundou o Grupop Arco-Íris e o Instituto Transformar Shelida Ayana, que atua no combate à LGBTfobia.