Nesta quarta-feira (10), o serviço de streaming Disney+ anunciou o lançamento no Brasil da minissérie infantil “Iwájú”, uma produção pioneira em colaboração com a empresa de entretenimento pan-africana Kigali Media. A animação transporta os espectadores para uma versão afrofuturista da cidade de Lagos, situada no sudoeste da Nigéria, e já conta com seis episódios disponíveis.
A trama, acompanha as aventuras de Tola, uma jovem da próspera ilha, e seu amigo Kole, um habilidoso autodidata em tecnologia. Juntos, eles desvendam os segredos e perigos ocultos em seus respectivos mundos. A série é dirigida por Olufikayo Ziki Adeola e foi desenvolvida também pelo designer de produção Hamid Ibrahim e pelo consultor cultural Toluwalakin Olowofoyeku.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Para Adeola, a concepção de Iwájú representou uma jornada criativa alquímica, que mescla a tradição cultural de Lagos com saltos imaginativos para o futuro. Em comunicado, ele compartilhou a empolgação por apresentar ao mundo essa fusão única de elementos tradicionais e futuristas. O diretor destacou: “a pulsação da minha cidade natal ressoa em cada cena, e estou emocionado que o mundo experimente esta fusão única de tradição e futurismo.”
Juntamente com a série, os assinantes do Disney+ também terão acesso ao documentário especial “Iwájú: A Day Ahead”, lançado simultaneamente. O documentário, filmado em três continentes, narra a jornada dos fundadores da Kugali ao realizar o sonho de criar uma série animada original em parceria com o Walt Disney Animation Studios.
Essa não é a primeira incursão do estúdio no cenário africano. Em 2023, a série animada “Kizazi Moto: Geração de Fogo” trouxe à vida dez histórias afrofuturistas, reunindo cineastas de diversos países africanos. Os episódios, cada um com seu enredo e estilo distintos, oferecem uma rica tapeçaria de personagens e cenários africanos, agora disponíveis na plataforma Disney+.