PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Baila Vini’: Com direito à dancinha, Brasil atropela Coreia do Sul e avança para as quartas de final

Com placar de 4 a 1, a Seleção Brasileira enfrenta a Croácia na próxima sexta-feira (9); dança na comemoração do gol de Viny Jr foi em protesto contra o caso de racismo sofrido pelo jogador

Imagem: Reprodução/Nelson Almeida

Foto: Imagem: Reprodução/Nelson Almeida

5 de dezembro de 2022

A Seleção Brasileira venceu o jogo contra a Coreia do Sul e avança para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar 2022. Com menos de 10 minutos, Vinicius Jr. abriu o placar para o Brasil. No entanto, o gol contra os sul-coreanos contou ainda com a comemoração de Neymar, Lucas Paquetá e Raphinha, em apoio à campanha Baila Vini. A equipe decidiu dançar para protestar contra o caso de racismo sofrido por Vinicius Jr.

Na Espanha, o jogador do Real Madrid foi atacado durante um programa esportivo local em setembro, após comemorar um gol fazendo as famosas “dancinhas”. Um comentarista afirmou que o atleta precisava deixar de “fazer macaquices” e “respeitar” os colegas de profissão.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Mas a dança brasileira não parou por aí: por volta dos 13 minutos, Neymar balançou a rede pela primeira vez no mundial, em um gol de pênalti. Ainda no primeiro tempo, o camisa 9 Richarlison – o Pombo –, fez o terceiro gol para a Canarinho, com direito à comemoração junto ao técnico Tite, e Lucas Paquetá fechou o quarto gol da Seleção Brasileira.

No segundo tempo, Paik Seung-ho diminuiu para a Coreia do Sul, e forçou o ataque contra o Brasil, marcando o único gol da equipe no jogo. Mesmo com a tentativa, o time coreano está fora da Copa do Mundo de 2022.

Com a vitória, o time brasileiro confirma o favoritismo pré-jogo e garante vantagem histórica contra a seleção coreana. Brasil e Coréia do Sul nunca se enfrentaram em Copas do Mundo, mas já jogaram sete vezes em partidas amistosas — com resultados favoráveis para a Seleção Canarinho. Com o jogo de hoje, o Brasil contabiliza sete vitórias e apenas uma derrota, ocorrida há mais de 20 anos.

A única derrota da Seleção Brasileira para a coreana foi em 1999, por 1 a 0, e a maior vitória foi em junho deste ano, por 5 a 1. Os placares com ampla vantagem ocorreram todos a partir de 2002, ano do Penta – conquistado em uma Copa sediada pela Coreia do Sul, junto com o Japão. O melhor resultado dos sul-coreanos em uma Copa do Mundo foi um 4º lugar em 2002.

Bandeira homenageando Pelé em Brasil x Coreia do Sul | Créditos: Reprodução/Bruno CassucciBandeira homenageando Pelé em Brasil x Coreia do Sul | Créditos: Reprodução/Bruno Cassucci

No segundo tempo, o Rei Pelé recebeu uma homenagem diretamente de Doha. No minuto 10 da partida entre Brasil e Coreia do Sul, uma bandeira especial foi exibida pela torcida no Estádio 974. Pelé segue internado para tratar uma infecção respiratória e o câncer, descoberto em setembro do ano passado.

Pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, o Brasil enfrenta a Croácia na próxima sexta-feira, 09 de dezembro às 12h, e, chegando na semifinal, joga em 13 de dezembro (terça-feira), às 16h.

Leia também: ‘Copa do Mundo: quem são os maiores goleadores negros do Brasil?’

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano