PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Técnico do Amazonas que ofendeu jogadora negra recebe liberdade provisória após pagar fiança

Hugo Duarte, treinador do JC Futebol Clube, estava detido desde segunda-feira (8); presidente do clube afirma que se comprovado racismo, o técnico português será desligado do time
Imagem mostra o técnico Hugo Duarte.

Foto: João Normando

11 de julho de 2024

Após pagar fiança de R$ 42.360, o equivalente a 30 salários mínimos, o treinador do time feminino JC Futebol Clube, Hugo Duarte, recebeu liberdade provisória nesta quarta-feira (10). O técnico português da equipe amazonense estava detido desde segunda-feira (8) por ofender racialmente a zagueira Suelen Santos, do Bahia. Na ocasião, Suelen afirmou ter sido chamada de “macaca”. As informações são do Observatório Discriminação Racial no Futebol.

Em entrevista ao Jornal Correio, o presidente do JC Futebol Clube, João Carlos Dias Campos, afirmou que o departamento jurídico mantém a apuração das imagens para definir as medidas a serem adotadas pelo clube do Amazonas. A expectativa é que um novo posicionamento seja divulgado pela equipe ainda nesta quinta-feira (11).

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Hugo Duarte estava preso em Salvador (BA). Com a liberdade provisória, ele poderá retornar a Manaus, no Amazonas, local em que reside. No entanto, apesar de solto, o técnico do JC Futebol Clube precisará comparecer a todos os atos processuais, mesmo que ocorram na Bahia. Além disso, o Observatório pontua que Duarte precisará se apresentar à delegacia mensalmente e deve manter o endereço atualizado.

Por se tratar de liberdade provisória, Hugo Duarte não poderá se aproximar da vítima – no caso, da zagueira Suelen dos Santos –, nem entrar em contato com ela e/ou com familiares. O treinador do time amazonense também está proibido de sair da comarca de Manaus sem permissão das autoridades judiciais e de se ausentar mais de oito dias da própria residência sem autorização judicial.

Relembre o caso

O treinador do JC Futebol Clube do Amazonas, Hugo Duarte, foi detido pela Polícia Civil por suspeita de injúria racial após o empate com o Bahia, no estádio de Pituaçu, em Salvador (BA), na última segunda-feira (8).

Apesar do empate, o placar favoreceu o Bahia, levando o time à primeira divisão do futebol feminino. Ao ver a comemoração da equipe baiana, instalou-se uma confusão entre as jogadoras das duas equipes, quando Duarte proferiu a fala racista contra a zagueira Suelen, que registrou o caso. 

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano