Nesta sexta-feira, a partir das 19h, o Observatório da Discriminação Racial no Futebol lança sua nova camisa oficial para a temporada 2024. O evento ocorrerá na sede da Federação Gaúcha de Futebol e contará com a participação da Volt Sport, que assina o manto pelo segundo ano consecutivo.
A nova camisa é uma homenagem às religiões de matriz africana, inspirada pelo “Levantamento da Diversidade no Futebol Brasileiro” divulgado no ano passado, que evidenciou a persistência do preconceito religioso vinculado à discriminação racial.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Esse ano a gente tem uma extrema felicidade de juntar duas questões que para nós são super importantes: lançar uma camiseta e falar de questões que nos tocam muito, no caso desse ano, é falar de intolerância religiosa. Então, é com muito orgulho que a gente lança essa camiseta e com muita felicidade que a gente vai fazer esse lançamento, que é o primeiro ao longo da história. Principalmente, também, para marcar os 10 anos de trajetória de um projeto que acabou mudando o olhar que o Brasil tem para a questão do racismo dentro do Esporte”, afirmou Marcelo Carvalho, diretor-executivo do Observatório, à Alma Preta Jornalismo.
A camisa utiliza a tecnologia Dry Ray, presente nos modelos profissionais da Volt Sport, composta por 100% poliéster e com proteção contra raios solares e propriedades térmicas. “Para a Volt Sport, esse é um projeto muito relevante. Poder assinar esta camisa do Observatório é um privilégio, pois é uma entidade que respeitamos e acreditamos na importância da sua atuação para o debate e a reflexão sobre a pauta racial no esporte”, destacou Fernando Kleimann, sócio-diretor da Volt.
O Observatório da Discriminação Racial no Futebol é um projeto que usa o futebol como instrumento de inclusão social e luta contra a violência e discriminação. Monitorando exemplos positivos e casos reais de racismo, a entidade promove o debate na sociedade, provocando mudanças para erradicar o preconceito no esporte.
A nova camisa estará à venda no canal oficial do Observatório, ao preço de R$ 159,90. Mais informações podem ser encontradas em seu site oficial.