PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Instituto oferece bolsas de estudos para jovens em vulnerabilidade

Programa distribuirá mais de 280 bolsas de estudo integral em 64 cidades
A imagem mostra uma criança à caminho da escola com uma mochila nas costas.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

24 de julho de 2024

O Instituto Somos está com processo seletivo aberto para o programa de aceleração “Somos Futuro”, iniciativa que oferece bolsas de estudos para jovens do ensino público em vulnerabilidade social.

As inscrições para o projeto devem ser feitas pelo site até o dia 30 de agosto e se referem às vagas para o período escolar de 2025. Ao todo, o programa ofertará mais de 280 bolsas em 64 municípios de 14 estados.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Para se tornar elegível, é necessário que os candidatos estejam matriculados no 9º ano do ensino fundamental público em 2024. Também é preciso ter no máximo 15 anos completos, apresentar bom desempenho acadêmico nos últimos três anos e possuir uma renda bruta familiar de, no máximo, dois salários mínimos per capita.

Os selecionados receberão bolsas integrais para cursarem todo o ensino médio em uma das 80 instituições particulares parceiras do Instituto Somos, além de materiais didáticos, reforço escolar on-line, cursinho pré-vestibular e mentorias. A iniciativa também conta com acesso à acompanhamento psicológico para os bolsistas.

Para o presidente do Instituto Somos, Guilherme Mélega, o índice de brasileiros que estudaram até o ensino fundamental é preocupante e a proposta da organização é reverter este cenário. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 8,8 milhões de brasileiros não terminaram o ensino médio.

“Acreditamos no papel transformador da educação na vida e no futuro de todos. O programa Somos Futuro promove oportunidades para que os jovens não desistam do ensino médio e desenvolvam sua potencialidade em escolas de excelência, rumo às melhores instituições de ensino superior”, afirma Mélega em nota à imprensa.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano