PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Projeto prepara servidores negros para ocupar cargos de liderança no governo federal

O objetivo é desenvolver lideranças negras para cargos estratégicos, assegurando a aplicação de decreto que estabelece uma cota mínima para negros em cargos de comissão e funções de confiança na administração pública federal
Imagem mostrs as mãos de uma pessoa negra usando o teclado para trabalhar no computador na mesa.

Foto: Freepik

2 de agosto de 2024

Em sua quarta edição, o programa LideraGOV desenvolve lideranças na administração pública federal, selecionando e preparando gestores inovadores. A turma atual, com 51 alunos, começou em novembro de 2023 e é dedicada exclusivamente a servidores públicos negros, com o apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR).

O objetivo é desenvolver lideranças negras para cargos estratégicos, assegurando a aplicação um decreto lançado em março de 2023, que estabelece uma cota mínima para negros em cargos de comissão e funções de confiança na administração pública federal.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O programa foi criado em 2020 e acaba de ser vencedor do Prêmio Espírito Público, maior premiação do país para servidores públicos.

Alinhado com a necessidade apontada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de capacitação de lideranças públicas, o LideraGOV selecionou 241 dentre 2.690 candidatos e formou 188 servidores.

“O objetivo é a formação de líderes, pessoas preparadas e comprometidas em transformar o serviço público. O curso também passa por avaliação externa feita por consultores da academia, professores universitários, entre outros”, conta Maristela de Carvalho, que hoje é a coordenadora do programa na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Segundo a coordenadora, a estrutura tem o grande desafio de ser dinâmica, de manter a comunicação. Uma das iniciativas da Rede é o LideraTalks, evento on-line em que são discutidas questões cruciais de liderança relacionadas às escolhas e decisões dos líderes. Em um dos eventos, segundo Maristela, o assunto em pauta foi as enchentes no Rio Grande do Sul.

Embora a conclusão do curso não garanta um cargo de liderança, as chances são significativamente aumentadas. Um estudo realizado em março de 2023 mostrou que 38% dos egressos atingiram posições de liderança.

Lideranças negras

A quarta edição, exclusiva para negros, abriu 50 vagas, com a quinta edição prevista para 2025, possivelmente com mais vagas para negros. O curso desenvolve três eixos: liderança pessoal, liderança de equipes e liderança organizacional.

Para participar do LideraGOV, o servidor precisa ser estável e não exercer cargo comissionado de alto executivo. O processo seletivo tem três etapas que lançam mão de diversas técnicas, como análise da trajetória acadêmica e profissional, avaliação das habilidades profissionais e análise do perfil dos candidatos.

O LideraGOV é composto por quatro fases. A primeira fase é o processo seletivo. Na segunda fase, os participantes passam por um curso de qualificação de alto nível, com pelo menos 120 horas-aula ao longo de nove meses e mais 20 horas de atividades complementares.

A terceira fase concentra-se na efetivação e acompanhamento da trajetória dos egressos, com suporte do Ministério da Gestão, promovendo seu crescimento e desenvolvimento contínuos. Na quarta e última fase, o programa é submetido a uma avaliação externa para analisar os resultados e promover melhorias contínuas.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano