Pesquisar
Close this search box.

Produtos para combater manchas na pele precisam considerar diversidade do Brasil, diz especialista

Garnier se destaca entre consumidoras com o sérum facial Uniform & Matte, que visa despigmentar manchas sem deixar a pele oleosa
Imagem mostra o rosto de uma mulher negra, com marcas de acne.

Foto: Ducray

24 de setembro de 2024

A pele é o maior órgão do corpo humano e possui características únicas. É a pele que regula a temperatura e serve como uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e até mesmo fatores ambientais, como o sol. No entanto, boa parte das pessoas têm queixas a respeito da própria pele.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a reclamação mais comum das mulheres em consultórios está relacionada à manchas no rosto (56,4%), que podem ser causadas, principalmente, por acne. A busca do público feminino é por produtos que possam clarear as manchas sem tornar a pele mais oleosa, questão que afeta, principalmente, mulheres negras. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Outra demanda protagonizada pelas mulheres negras é a falta de produtos faciais que sejam compatíveis com o tom de pele mais escuro. A engenheira química e cientista do laboratório da Garnier, Thais Teixeira Mascena, explica que a elaboração de produtos de combate às manchas de acne devem levar em consideração a diversidade tonal do público brasileiro. 

Como exemplo, a especialista destaca o sérum Uniform & Matte da Garnier, do qual ela mesma participou da elaboração.

“Nosso sérum foi testado clinicamente em fototipos do mais claro ao mais escuro,  ou seja, do tipo II a VI. Além disso, a fórmula foi dermatologicamente testada, inclusive em pele negra, e a concentração de ácido salicílico está dentro da permitida para uso em cosméticos”, conta, em entrevista à Alma Preta.

Produtos têm que atender a demanda nacional

A engenheira química avalia que o Sérum Uniform & Matte da Garnier se destaca no mercado atual como uma solução inovadora e eficaz para quem busca uniformizar o tom da pele e reduzir manchas, especialmente em peles oleosas. A escolha dos ativos foi cuidadosamente pensada a partir das necessidades identificadas, segundo a profissional.

“Depois de receber qual a necessidade do mercado e de nossas consumidoras, entendemos que a procura era por um sérum que combata manchas, uniformize a pele e seja compatível para peles oleosas”, destaca. 

Segundo informações da Garnier, a vitamina C é amplamente reconhecida por suas propriedades antioxidantes, enquanto a niacinamida é eficaz na redução de manchas. O ácido salicílico, por sua vez, é ideal para peles oleosas.

Eficácia do Sérum Uniform & Matte

Outro ponto de destaque para a engenheira química é a concentração dos ativos, que foi otimizada para garantir a eficácia do produto, sem comprometer a saúde da pele. Ela afirma que o sérum Uniform & Matte pode ser incorporado facilmente na rotina de skincare, indicado para uso tanto diurno quanto noturno, especialmente quando combinado com protetor solar. 

Para Thais, a textura leve e rápida absorção do produto o torna ideal para o dia a dia, e o diferencia de outras opções no mercado, que tendem a ser mais oleosas. Como resultado, os testes mostraram melhorias já a partir do terceiro dia de uso.

“Conseguimos o resultado na redução de manchas a partir de 14 dias e após 8 semanas de uso, já temos redução de 66% na intensidade das manchas. A vitamina C, ingrediente altamente conhecido e querido por todas, junto com a niacinamida e ácido salicílico é a melhor combinação para entregar uma pele uniforme, hidratada e sem oleosidade”, finaliza a especialista. 

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

Cotidiano