Entidades do movimento negro sairão às ruas na próxima terça-feira (15) em apoio a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL), que disputará o segundo turno das eleições municipais em São Paulo. A manifestação acontecerá na ocupação 9 de Julho, na região central da capital paulista, a partir das 18h.
A manifestação, que também se opõe aos partidos de direita da cidade, é organizada por diversas entidades, como a Uneafro Brasil, Movimento Negro Unificado (MNU) e Marcha das Mulheres Negras.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O evento inclui na programação um “sarau manifesto”, comandado e protagonizado por artistas da periferia da cidade de São Paulo. Em seguida, a iniciativa prevê um ato político, com a presença de vereadores paulistanos e de fora do estado.
Além de ativistas, artistas e poetas, entre os nomes confirmados estão a vereadora Elaine Mineiro (PSOL), de São Paulo, a codeputada estadual da Bancada Feminista Simone Nascimento (PSOL), a vereadora Tainá de Paula (PT), do Rio de Janeiro, e Eliete Paraguassu (PSOL), primeira quilombola eleita para a Câmara Municipal de Salvador.
“O resultado das eleições não foi tão bom para nós do movimento negro na cidade de São Paulo. A gente não conseguiu reeleger o nosso mandato do quilombo periférico. Mas a luta pela vida do povo negro é maior e mais importante que o nosso resultado nas urnas”, expressou Elaine Mineiro em convocatória nas redes sociais.
“Nós somos movimento, e nossa atuação nunca dependeu apenas de mandatos. Eleições são um meio, um momento, uma dimensão da nossa luta. Nós, enquanto movimento, temos a missão de virar o jogo em São Paulo”, afirma a vereadora.