O governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-Ba), oficializou neste domingo (20) a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos como Patrimônio Cultural Imaterial do estado. O decreto foi assinado pelo governador do Estado e publicado no Diário Oficial no sábado (19). A entrega do título ocorreu durante uma missa festiva na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, com a presença do secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
“Quando o Estado promove um reconhecimento como este, nós estamos assumindo um compromisso com a preservação dessa história. Este trabalho começa agora, reconhecendo a patrimonialização dessa festa, para termos a certeza que essa tradição siga por mais 300 anos, porque todas as gerações precisam ter contato com essa história e saber que estão diante de um espaço de fé e de resistência“, destacou Bruno em nota.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Os estudos para o registro foram conduzidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), após solicitação da Irmandade do Rosário, sendo aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura. O evento agora faz parte do Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações.
Para o diretor-geral do IPAC, Marcelo Lemos, a patrimonialização da festa é também uma forma de reparação. “A Irmandade Rosário dos Pretos, desde o século XVII, se reuniu para que os escravizados pudessem ter um lugar de acolhimento. Então, é muito importante mantermos essa festa, que também sustenta essa igreja e faz parte do calendário baiano. A patrimonialização reforça e reconhece a importância da Irmandade para a nossa história”, afirmou à Secult-BA.
Padre Lázaro Muniz, capelão da Igreja do Rosário dos Pretos, comemorou o reconhecimento. “Nós estamos muito alegres com esse ato do Governo do Estado em reconhecer a Festa do Rosário como um Patrimônio Cultural Imaterial. Isso nos faz entender que esse legado tem que ser preservado por todos nós, além de nos motivar a manter viva a tradição recebida pelos nossos ancestrais”.
Realizada desde 1820, a Festa do Rosário é um dos principais elementos da Irmandade do Rosário dos Pretos, e inclui missa cantada, sermão, exposição do Sacramento e uma procissão solene pelas ruas do Centro Histórico.