As inscrições para a quarta edição do “Cine Terreiro” estão abertas para novos filmes até 27 de outubro. O festival procura enaltecer e prestigiar o patrimônio imaterial de matriz afro-brasileira e indígena. O evento será realizado em Salvador, de 27 a 29 de novembro de 2024.
Em profunda reverência, a edição homenageia Mayá Tupinambá Pataxó Hãhãhãe e Ìyá Márcia de Ògún, duas grandes lideranças na luta e resistência dos Povos Originários e de Terreiro.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Ao abraçar também vertentes como o neo xamanismo, o projeto utiliza a exibição de conteúdos relacionados a essas temáticas como motor para enriquecer o respeito e pertencimento a essas culturas.
A organização ainda ressalta a importância de filmes com temáticas ligadas ao Sagrado, para refletir o território, enaltecer as espiritualidades e cosmovisões de matriz africana e indígena por meio do cinema.
Dessa maneira, o “Cine Terreiro” visa formar um público interessado em assistir filmes que envolvem mito, religiosidade e cultura de terreiros, de modo a contribuir para a diminuição da segregação e do preconceito contra grupos afro-brasileiros e indígenas por meio de debates e discussões sobre direitos sociais.
Idealizado no formato híbrido, a programação do festival inclui mostras de curtas-metragens, com a exibição de filmes selecionados pela curadoria do projeto.
A iniciativa, originária do estado do Rio Grande do Norte, vai voltar a adquirir formato itinerante, iniciando suas ações em outubro com Mostras e Oficinas em três Territórios Sagrados: Ilê Áse Torrun Gunan, Ilé Àse Kòso Àrà Tó Iná e Ilê Axé Omin Ifan Quilombo Alto do Tororó. Ainda haverá exibições e rodas de conversa na Escola Comunitária Luiza Mahin e exibição no Parque Pedra de Xangô.
Para mais informações, acesse o site oficial do “Cine Terreiro”.