A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) receberá, nesta quinta-feira (7), o seminário de encerramento do curso de extensão “Combate ao Racismo Ambiental e Emergências Climáticas: uma Perspectiva sobre Territórios”, promovido pelo Instituto de Referência Negra Peregum.
O debate, que será realizado com a participação de especialistas e estudantes, discutirá temas que conectam racismo, meio ambiente e justiça climática. O evento coincide com as discussões globais sobre a temática, que estará no centro das próximas Conferências do Clima, e busca propor novos horizontes para combater desigualdades estruturais que afetam as populações mais vulneráveis.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Após a abertura, o encontro promoverá mesas com lideranças sociais e especialistas, sobre as desigualdades climáticas, o impacto do racismo ambienta e a atuação de movimentos na Amazônia Negra. Além do encerramento da formação, o seminário marca o lançamento das bases para as novas redes de articulação da organização.
“Este seminário é um convite para conectar experiências locais com debates globais e reafirmar que o combate ao racismo ambiental se faz, sobretudo, pelos territórios e pelas vozes que neles resistem”, afirma Maíra Rodrigues, coordenadora da área de Combate ao Racismo Ambiental do Peregum.
Ao todo, três mesas debaterão as vozes da juventude negra a partir dos seus biomas, o panorama sobre o racismo ambiental e emergências climáticas nas diferentes regiões brasileiras e outras pautas relacionadas ao reflexo dos eventos climáticos extremos nas comunidades. As inscrições devem ser feitas através do site.
Serviço
Seminário de encerramento: “Combate ao Racismo Ambiental e Emergências Climáticas: uma Perspectiva sobre Territórios”
Quando: 07/11/2024
Horário: 18h
Onde: Auditório da Unifesp – Rua Sena Madureira, 1500 – Vila Clementino, São Paulo