A segunda edição do Engaja S/A, índice nacional de engajamento de funcionários brasileiros, realizado pela Flash em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Grupo Talenses, revela um panorama sobre o engajamento corporativo no Brasil. Entre as descobertas, o estudo mostra que mulheres pretas com cargos de liderança são hoje as mais engajadas do país.
Segundo o estudo, o engajamento varia conforme a hierarquia corporativa, com mulheres pretas liderando o engajamento na média gerência (87,5%) e mulheres pardas nos cargos executivos (74,2%). No comparativo com mulheres brancas, as diferenças chegam a 36 pontos percentuais e 19 pontos percentuais, respectivamente.
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Para Isadora Gabriel, diretora de recursos humanos da Flash, “a pesquisa reforça que diversidade e inclusão é essencial tanto para as pessoas quanto para as organizações, pois além de estimular a inovação com diferentes pontos de vista e experiências, pessoas de grupos diversos também tendem a ser mais engajadas e construir carreiras mais longas nas empresas. Isso se reflete também no faturamento das companhias.”
O que mais engaja os profissionais pretos nas empresas
O modelo de trabalho híbrido desempenha um papel importante no engajamento das trabalhadoras e trabalhadores pretos e pardos. O índice de engajamento entre profissionais pretos que atuam no modelo híbrido é de 63%, já os pardos o índice é de 61%, para os brancos no modelo híbrido o engajamento é de 51%.
O estudo também identificou as práticas corporativas mais valorizadas por esses trabalhadores. Entre profissionais pretos, destacam-se folga de aniversário, celebração de conquistas, team building, bolsas de estudo e programas de mentoria reversa. Já para os profissionais pardos, folga de aniversário, short friday, reprodução assistida, participação nos lucros e previdência privada são os que mais impulsionam o engajamento.
“Enquanto profissionais pretos dão maior importância às iniciativas ligadas a um ambiente de trabalho positivo, profissionais brancos e pardos relatam maior engajamento com programas voltados a remuneração e benefícios”, explica Isadora.
Apesar de mais engajados, pretos e pardos concentram-se majoritariamente em faixas de renda mais baixas. Pretos estão 22% na faixa salarial de R$ 2 e R$ 4 mil. Enquanto as faixas acima de R$ 7 mil são praticamente inexistentes. Para pardos, As faixas de R$ 2 a R$ 3,9 mil representam 50% deles. Já os brancos têm uma distribuição mais equilibrada, com menor proporção nas faixas salariais mais baixas (13,7% para R$ 2 mil a R$ 4 mil).
O Engaja S/A é um índice nacional de engajamento de funcionários desenvolvido pela Flash em parceria com a FGV-EAESP e o Grupo Talenses. Em sua segunda edição, o estudo contou com a participação de 2.736 trabalhadores brasileiros, representando uma amostra diversa alinhada com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Com perfis variados, os respondentes abrangem diferentes níveis hierárquicos e segmentos econômicos, refletindo tanto a média gerência e alta liderança quanto colaboradores sem cargo de gestão, permitindo uma análise abrangente e representativa do engajamento nas empresas brasileiras.