PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

OAB SP entrega Prêmio Benedicto Galvão a profissionais defensores da igualdade racial

Honraria exalta a trajetória e a contribuição de personalidades que lutam pela equidade e pelos direitos da população negra no Brasil
O advogado Benedicto Galvão, primeiro advogado negro a presidir a OAB SP.

Foto: Reprodução

24 de novembro de 2024

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), por meio de sua Comissão de Igualdade Racial, entrega no dia 26 de novembro o Prêmio Benedicto Galvão, honraria que exalta a trajetória e a contribuição de personalidades que lutam pela equidade e pelos direitos da população negra no Brasil.

O prêmio, que leva o nome de Benedicto Galvão, primeiro advogado negro a presidir a OAB SP, ainda na década de 1940, reconhece e valoriza aqueles que, assim como ele, atuam em defesa da igualdade racial, das liberdades democráticas e da inclusão social.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A cerimônia será realizada na sede da OAB SP e premiará profissionais que se destacam por suas contribuições significativas na promoção de ações afirmativas e de políticas de inclusão que influenciam positivamente a sociedade.

“O Prêmio Benedicto Galvão representa a valorização de trajetórias que impactam a justiça e a cidadania, inspirando novas gerações na construção de um Brasil mais igualitário”, afirma Irapuã Santana, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP.

Quem foi Benedicto Galvão

Benedicto Galvão foi um advogado de grande importância histórica, conhecido por ser o primeiro advogado negro a presidir a OAB SP, ainda na década de 1940, durante o afastamento de Noé Azevedo. Galvão nasceu no interior de São Paulo e graduou-se pela tradicional Faculdade de Direito de São Paulo em 1907, onde desenvolveu uma carreira sólida, marcada pela defesa da justiça e dos direitos fundamentais. Em sua atuação, trabalhou no renomado escritório dos irmãos Alfredo e Ernesto Pujol.

Galvão é lembrado por sua atuação em prol da igualdade racial e sua postura firme contra a discriminação. O advogado não apenas abriu portas para outros advogados e advogadas negros, como também deixou um legado de compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Faleceu em 11 de julho de 1943.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano