A Prefeitura de João Pessoa será homenageada nesta sexta-feira (6) com o “Selo de Mérito”, um dos prêmios mais importantes do setor habitacional de interesse social no Brasil.
O reconhecimento será entregue durante o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que acontece em Curitiba (PR), com a presença de gestores públicos e especialistas de todo o país.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Criado pela Associação Brasileira de Cohab’s (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), o prêmio visa reconhecer projetos que enfrentam desigualdades habitacionais, promovem inovação e respeitam as especificidades culturais das comunidades atendidas.
A conquista reflete o trabalho realizado com a comunidade quilombola de Paratibe, que recebeu 80 unidades habitacionais no Residencial Hélio Miguel da Silva, projeto destacado por respeitar os costumes e tradições locais.
A secretária de Habitação Social de João Pessoa, Socorro Gadelha, explicou que a premiação também é fruto da parceria entre as Secretarias de Habitação e de Desenvolvimento Social.
“Esse prêmio reconhece a importância do trabalho social que realizamos junto à comunidade de Paratibe, um território ocupado por cerca de 100 anos pela população quilombola. Nosso acompanhamento vai além da entrega das moradias, valorizando a cultura e os costumes dessa população”, afirmou em nota.
Esta é a segunda vez consecutiva que a Prefeitura de João Pessoa recebe o ‘Selo de Mérito’. O residencial quilombola é pioneiro no Brasil, sendo considerado o primeiro quilombo vertical do país.
Construído com recursos próprios da prefeitura, o projeto tem sido modelo para outras administrações municipais que desejam desenvolver iniciativas semelhantes.
“É gratificante ver o nosso trabalho no setor habitacional ser reconhecido nacionalmente. Programas como o ‘Cuidar do Lar’, que recupera casas de famílias em situação de precariedade sem custos para elas, têm sido copiados por outros municípios, mostrando que estamos no caminho certo”, destacou Socorro Gadelha.