PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Trabalhadores protestam contra jornadas exaustivas de fim de ano nesta sexta

As mobilizações buscam conscientizar os trabalhadores impactados pelas jornadas de trabalho exaustivas do comércio no Natal
Ato realizado em novembro contra a jornada de trabalho 6x1, na capital de São Paulo.

Foto: Letycia Bond/Agência Brasil

19 de dezembro de 2024

Nesta sexta-feira (20), trabalhadores de diversas regiões do Brasil se reunirão em novas mobilizações populares contra a escala de trabalho 6×1, em que se trabalha seis dias e folga um. 

Desta vez, o ato tem como foco o setor do comércio, que, impactado pelo aumento no volume das vendas para o Natal, submete trabalhadores a jornadas exaustivas de trabalho.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

De acordo com levantamento realizado pela Alma Preta, os brasileiros que trabalham nesta categoria compõem o quarto grupo mais afetado pela sobrecarga de horas trabalhadas no segundo semestre de 2024, com 43,8 horas semanais. 

Divulgado pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), organização em defesa dos direitos trabalhistas criada pelo vereador eleito no Rio de Janeiro, Rick Azevedo (PSOL), os atos acontecerão em, ao menos, dez capitais.

A organização realizará panfletagens e diálogos com os trabalhadores de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Roraima, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano