PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas prorroga inscrições para 2025

Estudantes quilombolas têm até 14 de fevereiro para garantir vaga no projeto que visa fortalecer identidade e promover educação inclusiva
Imagem de duas garotas negras escrevendo. A Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas anunciou que irá prorrogar o prazo de inscrições para a segunda turma até o dia 14 de fevereiro.

Foto: Reprodução/FNDE

9 de janeiro de 2025

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), por meio do Coletivo Nacional de Educação, anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para a segunda turma da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas. Jovens quilombolas de todo o país poderão se inscrever até o dia 14 de fevereiro.

Nesta edição, o projeto oferece 65 vagas, sendo 50 destinadas a meninas e 15 a meninos. As aulas, realizadas virtualmente, garantem apoio financeiro para acesso à internet, permitindo que estudantes de diferentes regiões do Brasil participem ativamente da formação.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Podem se inscrever meninas e meninos quilombolas que estejam cursando, em 2025, os últimos anos do Ensino Fundamental II (8º ou 9º anos) ou os primeiros anos do Ensino Médio (1º ou 2º anos) em escolas públicas. O programa tem como objetivo fortalecer a identidade quilombola e abordar temas negligenciados pelo currículo escolar tradicional.

As meninas selecionadas participarão de encontros mensais online, seguindo um programa pedagógico desenvolvido por professoras quilombolas. Após a conclusão da formação, espera-se que as jovens, conscientes de seus direitos, estejam capacitadas para realizar ações de incidência política, promovendo uma educação quilombola de qualidade e cobrando do Estado políticas públicas inclusivas.

Ensino com base na realidade de pessoas quilombolas

De acordo com o edital, a Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas busca oferecer um espaço de aprendizado e estímulo para estudantes que enfrentam desigualdades educacionais e sonham com a entrada no ensino superior.

“A Escola Nacional permitirá momentos de aprendizado para desenvolver o pleno potencial de meninas e meninos quilombolas, reforçando a luta e o movimento por educação escolar quilombola de qualidade“, destaca o documento.

Interessados podem acessar o edital, consultar o cronograma atualizado e preencher o formulário de inscrição por meio do site da CONAQ. As inscrições vão até 14 de fevereiro de 2025.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano