PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fotógrafo registra cultura popular em viagem de moto pelo Brasil

Com 20 anos de carreira, Marcos Nascimentos combina sua paixão pela fotografia com o desejo de preservar a herança cultural brasileira
O fotógrafo Marcos Nascimento em sua moto.

Fotógrafo registra cultura popular em viagem de moto pelo Brasil.

— Acervo pessoal/Marcos Nascimento

19 de janeiro de 2025

Viajar pelo Brasil em duas rodas e capturar a alma das festividades populares, religiosas e culturais do país. Essa é a missão do projeto “Brasil Sagrado e Profano”, idealizado pelo fotógrafo baiano Marcos Nascimento, que compartilha os registros nas redes sociais.

Com mais de 20 anos de carreira, Marcos combina sua paixão pela fotografia com o desejo de preservar a herança cultural brasileira. Ao longo da jornada, ele visita os 26 estados do país, participando de festas populares que refletem a diversidade, a fé e a ancestralidade presentes em cada canto do Brasil.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Com um olhar singular, capturo momentos de fé, cultura e ancestralidade em um mesmo ambiente, transformando instantes efêmeros em registros históricos, ” explica Marcos Nascimento. 

Nascido em Santo Amaro, no interior da Bahia, Marcos descobriu sua paixão pela fotografia ainda na infância, com sua primeira câmera, uma modesta “Love” . Desde então, ele desenvolveu um olhar apurado, que mescla sensibilidade e técnica, e construiu um portfólio diversificado com registros de eventos políticos, sociais, místicos, religiosos e artísticos. Cada clique se transforma em uma janela aberta para a beleza e complexidade da cultura brasileira. 

O “Brasil Sagrado e Profano” tem como objetivo principal preservar e celebrar a riqueza cultural do país. As imagens capturadas por Marcos não apenas documentam as festas, como também exaltam o espírito coletivo, a fé e os costumes que moldam as identidades regionais.

Manifestação cultural brasileira. (Foto: Marcos Nascimento)

Projeto ganhará exposição fotográfica

“No final do trabalho, o projeto culminará em uma exposição fotográfica e no lançamento de um livro fotográfico, eternizando essas histórias e oferecendo ao público uma nova perspectiva sobre nossas tradições, ” revela o fotógrafo. 

Por enquanto, em seu canal no YouTube, o fotógrafo oferece vídeos imersivos que transportam o espectador para as ruas, praças e templos onde essas festas acontecem, revelando detalhes únicos de cada celebração. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano