O Setorial Nacional da Negritude do PSOL lançou uma campanha nesta quinta-feira (27) para combater o racismo no Carnaval. A iniciativa será divulgada nas ruas e nas redes socias para celebrar o protagonismo negro na maior festa popular do Brasil.
A iniciativa destaca a importância de exaltar a comunidade negra e lutar por um ambiente inclusivo, com os temas “Meu corpo não é alvo”, “Carnaval é coisa de negro” e “Carnaval sem racismo”.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Os títulos da ação evidenciam a necessidade de denunciar o racismo, valorizar as contribuições da população negra na construção do Carnaval e reivindicar o direito ao livre acesso, garantindo a participação segura na celebração.
O projeto do setorial reforça a origem da festividade marcada pela cultura negra, com ritmos, danças e expressões religiosas , além dos blocos e escolas de samba. Apesar disso, a população negra é a que menos curte a festividade e a que mais trabalha no período.
Segundo a campanha, durante o Carnaval, a população negra enfrenta inúmeras formas de exclusão, apropriação cultural e violência no meio da folia. O setorial ainda aponta a violência policial e o racismo institucionalizado, diante de abordagens ilegais contra pessoas negras nas festas.
Segundo o partido, a campanha também se propõe a evidenciar o reconhecimento da população negra na contribuição da festividade, afirmando a preservação da negritude e liberdade como direito fundamental.