PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Revelação da música maranhense, Núbia é indicada a ‘Prêmio da Música Brasileira’

Artista é a única mulher na seleção da categoria “Reggae”; premiação dos vencedores ocorrerá no dia 4 de junho, no Rio de Janeiro
A cantora maranhense Núbia.

A cantora maranhense Núbia.

— Danrlei Igor/Divulgação

20 de abril de 2025

A cantora maranhense Núbia recebeu duas indicações no  Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2025, nas categorias “Reggae” e “Lançamento de Reggae”. 

Na categoria “Reggae”, Núbia é a única mulher entre os indicados – entre eles, estão  outros nomes conhecidos do cenário regueiro brasileiro, como Armandinho, Dasplanta,  Mukambu e Planta e Raiz. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Já na categoria “Lançamento de Reggae”, a artista maranhense disputa com a faixa  “Sabores”, do álbum homônimo, ambos produzidos por Sandoval Filho.

“Estou muito emocionada com as indicações. Foi algo muito especial e surpreendente.  Esse álbum é muito importante pra mim, pois ele carrega muitas coisas minhas e de nós,  maranhenses. Obrigado a todos por todo o carinho envolvido, tanto de quem  acompanha a nossa jornada, quanto de quem ajudou a produzir [Sabores]. Muito feliz e  grata por tudo!”, destacou a cantora maranhense em seu primeiro pronunciamento  após receber as indicações. 

A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada no dia 4 de junho, no Theatro  Municipal do Rio de Janeiro. 

Primeiro álbum de estúdio de Núbia 

Indicada na categoria de melhor lançamento de reggae, a faixa “Sabores”, do primeiro  álbum homônimo de Núbia, lançado em 2024, passeia sobre diversas nuances do  reggae, assim como o disco, que aborda questões sociais sob um viés político e traduz  atravessamentos e vivências da artista. 

O álbum traz a influência do reggae na Jamaica brasileira e atrela sua sonoridade a  outras vertentes da música jamaicana e influências regionais. 

“A faixa, assim como o  álbum, abordam, tanto na linguagem musical quanto nas letras, metáforas que trazem  os atravessamentos que eu passei ao longo dos anos e traduz esses sabores advindos dessas relações em música, de temas que vão de gênero à negritude e sexualidade”,  ressalta a artista maranhense.

“Sabores”, o álbum, está disponível em todas as plataformas de streaming e conta ainda com as participações especiais de Célia Sampaio, a dama do reggae e o maior nome do  gênero no país, na faixa “Cartas a uma negra”; e recebe também a cantora e MC Pantera  Black nos vocais e composição de “Risca”.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano