PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

SP: oficinas gratuitas sobre rap e literatura periférica recebem inscrições

Atividades envolvem história e referências do rap, técnicas de rima e improviso, fabricação de instrumentos musicais e dinâmicas de expressão corporal
Grupo de pessoas em oficina do Instituto Çarê.

Grupo de pessoas em oficina do Instituto Çarê.

— Divulgação/Instituto Çarê

20 de abril de 2025

Ao longo de todas as terças-feiras do ano, até 2 de dezembro, o Instituto Çarê, associação civil sem fins lucrativos, realiza a série de oficinas “Poeciclagem: ampliando a vivência no universo do rap e da literatura periférica”. Os encontros, sempre das 14h às 16h, são ministrados pela MC, cantora, compositora e arte-educadora Chai Odisseiana e são realizados na sede do Çarê, na Vila Hamburguesa, em São Paulo.

O curso é inteiramente gratuito e as inscrições seguem abertas. As vagas são limitadas.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O projeto tem o intuito aprofundar o conhecimento de participantes sobre o universo do rap e da literatura periférica a partir de dinâmicas de escrita, composição, performance e reciclagem criativa, integrando educação ambiental e cultural, despertando talentos e promovendo reflexões sobre a realidade social por meio do elemento MC da cultura hip-hop. Divididas em cinco módulos, as oficinas são indicadas para jovens e adultos a partir dos 12 anos.

“As oficinas e formações que promovemos têm como objetivo propagar educação socioambiental por meio de experiências lúdicas, divertidas, poéticas e artísticas, convivendo num ambiente de acolhimento, escuta ativa e muita troca de conhecimento”, explica Alice Alves, coordenadora do Núcleo Socioambiental do Instituto Çarê.

“Todos os anos abrimos uma chamada para a seleção de profissionais que queiram inscrever propostas de oficinas. Este ano temos o prazer de receber a proposta da Chai quer nos encontros de terças-feiras estimular jovens e adultos a escrever, compor e performar, tendo como pano de fundo temas relacionados à sustentabilidade, por meio da construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis”, completa.

Entre os temas trabalhados em cada módulo, estão: introdução e fundamentos (características do rap e da literatura periférica, dinâmicas de rima e improviso, escrita livre e reutilização de materiais), criação e experimentação (técnicas de composição, escrita colaborativa em grupo, confecção de instrumentos, exploração de ritmos); produção musical e performance (execução de composições criadas nas oficinas, técnicas de expressão corporal e presença de palco, referências de MCs, poetas e artistas periféricos, rodas de conversa sobre temas sociais); refinamento e impacto social (escrita a partir de temáticas escolhidas por participantes, ensaio das criações para apresentações públicas); apresentações e encerramento (organização de apresentações artísticas em formato de sarau ou show, reflexões finais e avaliações coletivas).  

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 2892-7215. 

Serviço

Oficina “Poeciclagem: ampliando a vivência no universo do rap e da literatura periférica”

Oficineira: Chai Odisseiana

Data: de 18 de março a 2 de dezembro, às terças-feiras, das 14h às 16h

Local: Instituto Çarê (R. Dr. Avelino Chaves, 138 – Vila Hamburguesa, São Paulo – SP, 05318-040)

Inscrições via formulário

Curso gratuito e sujeito a lotação

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano