PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

 Exposição no CCBB do Rio destaca obras de Abdias Nascimento críticas à desigualdade racial

A mostra reúne 130 obras da produção artística brasileira, entre elas quatro obras de Abdias e está disponível para visitação até 5 de maio.
Exu Trifacético. Abdias Nascimento, 1968. Acrílica sobre Duratex

Exu Trifacético. Abdias Nascimento, 1968. Acrílica sobre Duratex

— Divulgação

17 de abril de 2025

O escritor e ativista Abdias Nascimento, considerado um dos maiores expoentes da cultura negra, tem sua obra em destaque na exposição “Arte Subdesenvolvida” no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) até 5 de maio.  A mostra gratuita reúne mais de 130 obras que abordam a produção artística brasileira entre as décadas de 1930 e 1980, promovendo uma reflexão crítica  sobre o conceito de subdesenvolvimento.

Abdias Nascimento foi ator, poeta, dramaturgo, professor, político e artista plástico. Dedicou sua vida à valorização da cultura afro-brasileira e ao combate às desigualdades raciais. Sua produção artística está refletida na mostra, que propõe uma leitura crítica do subdesenvolvimento em diálogo com o racismo estrutural no Brasil.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Com a curadoria de Moacir dos Anjos, foram selecionadas quatro pinturas de Nascimento que dialogam com referências afro-diaspóricas e modos de representar a realidade brasileira entre as décadas de 1960 e 1970.

Entre os destaques estão obras que se posicionam criticamente em relação à expressão artística da época, como O Santo Guerreiro contra o Dragão da Maldade: Ogum (1971), que propõe formas originais de capturar o ambiente contraditório e violento do país no período na obra Exu Trifacético (1968). 

Ao todo, mais de quarenta artistas e outras personalidades brasileiras terão obras expostas na mostra, como Abelardo da Hora, Rachel Trindade, Solano Trindade, Unhandeijara Lisboa e Carolina Maria de Jesus.

Além da exposição, no mesmo período serão realizadas atividades educativas integradas, como a palestra “arte e subdesenvolvimento no Brasil” também com o curador e pesquisador Moacir dos Anjos. 

O evento também propõe uma reflexão sobre como a arte brasileira reagiu à condição de subdesenvolvimento e de que forma incorporou, tanto em termos temáticos quanto formais, os paradoxos dessa realidade. O debate oferece uma perspectiva para compreender a recente virada política na arte contemporânea brasileira. A palestra contará com tradução simultânea em Libras.

Serviço

Exposição Arte Subdesenvolvida

Data: até 05 de maio de 2025
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rotunda e 1º andar | Rua Primeiro de Março, 66 –Centro – Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras. Nos sábados de fevereiro e no dia 1º de março, aberto das 8h às 20h.
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano