PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Voz das Comunidades distribui 12 mil chocolates em favelas do Rio em 15ª edição da PAZcoa

Ação beneficia crianças de mais de 35 comunidades e marca os 20 anos da ONG, que já entregou mais de 100 mil chocolates desde a criação da campanha
Crianças recebem ovos de páscoa em edição anterior da PAZcoa, iniciativa criada pela ONG Voz das Comunidades.

Crianças recebem ovos de páscoa em edição anterior da PAZcoa, iniciativa criada pela ONG Voz das Comunidades.

— Divulgação/Voz das Comunidades

18 de abril de 2025

Neste sábado (19), a ONG Voz das Comunidades realiza a 15ª edição da campanha PAZcoa das Comunidades. A ação vai distribuir mais de 12 mil chocolates para crianças de mais de 35 favelas do Rio de Janeiro, incluindo os Complexos do Alemão, da Penha e do Vidigal. A entrega será feita com o apoio de cerca de 150 voluntários.

Criada há 15 anos, a campanha já distribuiu mais de 100 mil chocolates em aproximadamente 50 comunidades da cidade. A edição deste ano também marca a preparação da organização para a comemoração dos seus 20 anos de atuação, que será celebrada em 2025.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A cada edição, o projeto busca ampliar sua abrangência. Em 2025, sete novas localidades foram incluídas na rota de distribuição. A iniciativa é viabilizada por doações de moradores, apoiadores e empresas parceiras. 

Ação já beneficiou mais de 100 mil crianças em 15 anos (Divulgação/Voz das Comunidades)

Mobilização e apoio popular

A campanha conta com o apadrinhamento de figuras públicas como Lázaro Ramos, Fábio Porchat, Sônia Bridi, Patrícia Pillar, Flávia Oliveira e Teresa Cristina, que contribuíram com doações. Para Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, a PAZcoa representa a capacidade de mobilização popular nas favelas.

“A PAZcoa das Comunidades é a prova viva de que a favela se cuida, se mobiliza e resiste com afeto. Em tempos de tantos conflitos e ausência do Estado, é a própria comunidade que se levanta para dizer: queremos paz, qualidade de vida e futuro”, afirmou Rene em comunicado à imprensa.

No Vidigal, a entrega dos chocolates será feita na Casa Voz VDG, prédio cultural mantido pela ONG no alto da comunidade. O local também abriga atividades culturais do projeto Vidiga na Social, como aulas de percussão para crianças. A escolha do espaço tem como objetivo reforçar o pertencimento e incentivar a ocupação positiva do território.

Serviço

15ª edição da PAZcoa das Comunidades

Quando: 19 de abril de 2025 (sábado)

Onde: Complexo do Alemão, Complexo da Penha e Vidigal

Horário: a partir das 10h

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano