Neste sábado (19), a ONG Voz das Comunidades realiza a 15ª edição da campanha PAZcoa das Comunidades. A ação vai distribuir mais de 12 mil chocolates para crianças de mais de 35 favelas do Rio de Janeiro, incluindo os Complexos do Alemão, da Penha e do Vidigal. A entrega será feita com o apoio de cerca de 150 voluntários.
Criada há 15 anos, a campanha já distribuiu mais de 100 mil chocolates em aproximadamente 50 comunidades da cidade. A edição deste ano também marca a preparação da organização para a comemoração dos seus 20 anos de atuação, que será celebrada em 2025.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A cada edição, o projeto busca ampliar sua abrangência. Em 2025, sete novas localidades foram incluídas na rota de distribuição. A iniciativa é viabilizada por doações de moradores, apoiadores e empresas parceiras.
Mobilização e apoio popular
A campanha conta com o apadrinhamento de figuras públicas como Lázaro Ramos, Fábio Porchat, Sônia Bridi, Patrícia Pillar, Flávia Oliveira e Teresa Cristina, que contribuíram com doações. Para Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, a PAZcoa representa a capacidade de mobilização popular nas favelas.
“A PAZcoa das Comunidades é a prova viva de que a favela se cuida, se mobiliza e resiste com afeto. Em tempos de tantos conflitos e ausência do Estado, é a própria comunidade que se levanta para dizer: queremos paz, qualidade de vida e futuro”, afirmou Rene em comunicado à imprensa.
No Vidigal, a entrega dos chocolates será feita na Casa Voz VDG, prédio cultural mantido pela ONG no alto da comunidade. O local também abriga atividades culturais do projeto Vidiga na Social, como aulas de percussão para crianças. A escolha do espaço tem como objetivo reforçar o pertencimento e incentivar a ocupação positiva do território.
Serviço
15ª edição da PAZcoa das Comunidades
Quando: 19 de abril de 2025 (sábado)
Onde: Complexo do Alemão, Complexo da Penha e Vidigal
Horário: a partir das 10h