PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Documentário destaca diversidade literária de mulheres negras da Bahia

Obra propõe reflexão sobre como os territórios geográficos e sociais influenciam os processos criativos das produções artísticas de mulheres negras
A escritora Lorena Ribeiro.

A escritora Lorena Ribeiro.

— Divulgação/Sabrina Andrade

3 de maio de 2025

Idealizado pela escritora e educadora Lorena Ribeiro, o documentário “Cartografia de Nós” apresenta a diversidade criativa e artística das produções literárias lideradas por mulheres negras da Bahia. O curta terá uma exibição gratuita e aberta ao público no dia 8 de maio, em Salvador (BA), com bate-papo pós sessão.

A obra propõe uma reflexão sobre como os territórios geográficos e sociais influenciam os processos criativos das produções artísticas de mulheres negras, abordando a importância do pertencimento e da identidade na literatura. A direção é de Sabrina Andrade; apresentação, roteiro e produção de Lorena Ribeiro e trilha sonora assinada por Hosanna Almeida e Marcelo Santana.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O filme conta com entrevistas de autoras negras do estado, de diferentes localidades e faixas etárias. Participam do filme Táina Sena (Itamaraju), Camila Carmo (Amargosa, Ilha de Itaparica), Paula Anias (Sapeaçu), Maria Dolores Rodriguez (Feira de Santana) e Lorena Ribeiro (Salvador/Lauro de Freitas). A cidade de Cachoeira também aparece como um importante cenário histórico-cultural de fomento à produção literária.

“Nosso estado tem muita gente produzindo coisas riquíssimas, mas ainda pouco conhecidas e também, por isso, pouco valorizadas. Meu objetivo é fortalecer o cenário, trazendo a reflexão de como os territórios geográficos nos moldam e como moldamos quem nos cerca com nossas artes. Mesmo com todas as dificuldades, criar ao lado de todas essas mulheres é a confirmação de que juntas realizamos coisas gigantes”, destaca Lorena Ribeiro.

O filme também incorpora intervenções artísticas, como o bordado da poeta Tainah Cerqueira, enriquecendo ainda mais o registro das vozes literárias do estado. A ideia é que o curta busque não apenas valorizar essas vozes, mas também estimular o interesse pela leitura de obras produzidas por artistas contemporâneas da Bahia, preservando suas histórias.

Serviço

Exibição do Documentário “Cartografia de Nós”

Quando: 8 de maio de 2025, às 19h 

Onde: Sala Walter da Silveira (R. Gen. Labatut, 27 – Barris, Salvador – BA)

Quanto: Gratuito e aberto ao público geral

Duração: 30 minutos

Classificação Indicativa: Livre

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano