A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) vai realizar na quarta-feira (7), o lançamento oficial do projeto “EnfrentAção – Pesquisa e Intervenção Multiprofissional” no auditório da Reitoria, no campus de São Paulo. A iniciativa é resultado da parceria entre a Unifesp, o movimento Independente Mães de Maio e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O projeto visa garantir o acesso à justiça, à memória e à reparação simbólica e social a familiares de vítimas da violência policial. A ação se baseia na escuta qualificada, envolvendo apoio multiprofissional e a produção de conhecimento, a partir da vivência de até 150 mulheres em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Ceará.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Nessa iniciativa, são analisados dados sobre os crimes entre os dias 12 e 20 de maio de 2006, quando mais de 500 pessoas foram assassinadas por ações policiais e grupos de extermínio na capital paulista. A partir desses episódios, surgiu o movimento Independente Mães de Maio, formado por familiares das vítimas em busca de verdade e justiça diante das violências cometidas.
A programação contará com a presença de representantes de ministérios, membros do sistema de Justiça, parlamentares, pesquisadores, além de movimentos sociais e organizações da sociedade civil com atuação histórica na defesa dos direitos humanos.
Durante o evento, serão apresentados os eixos da pesquisa, a proposta de intervenção, a identidade visual do projeto e os relatos de mães pesquisadoras sociais envolvidas na iniciativa.
O evento também será transmitido ao vivo pelo YouTube no canal PROEC Unifesp.
Serviço:
Data: 07 de maio de 2025 (quarta-feira)
Horário: Das 10h às 13h
Local: Auditório Profª Drª Ieda Maria Longo Maugeri (Reitoria Unifesp)
Endereço: Rua Sena Madureira, 1500 – Térreo, Vila Clementino, São Paulo/SP