PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Donald Trump não visitou Bolsonaro em hospital em Brasília, ao contrário do que diz post viral

É falso que Donald Trump tenha visitado Jair Bolsonaro no hospital enquanto o ex-presidente brasileiro esteve internado em Brasília.
Imagem mostra post enganoso sobre Trump ter visitado Bolsonaro em hospital.

Imagem mostra post enganoso sobre Trump ter visitado Bolsonaro em hospital.

— Reprodução/Comprova

13 de maio de 2025

É falso que Donald Trump tenha visitado Jair Bolsonaro no hospital enquanto o ex-presidente brasileiro esteve internado em Brasília. Não há registros do suposto encontro na mídia profissional, nas redes sociais de ambos os líderes políticos ou no site oficial da Casa Branca. O vídeo verificado usa imagem que apresenta indícios de ter sido criada por inteligência artificial (IA).

Conteúdo investigadoVídeo com narração que afirma ter ocorrido uma visita do presidente americano Donald Trump a Jair Bolsonaro enquanto ele esteve internado em hospital em Brasília. A gravação ainda diz que o encontro teria sido motivado por uma proposta de cooperação internacional.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Onde foi publicado: TikTok.

Conclusão do Comprova: Ao contrário do que afirma vídeo viral, não há registros de visita de Donald Trump ao hospital em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve internado, em Brasília, durante 23 dias. No Google, pesquisas em português e em inglês não encontram nenhum resultado (aqui e aqui). O fato, caso fosse verídico, seria noticiado amplamente pelas mídias nacional e internacional, o que não ocorreu.

Bolsonaro, Michelle e filhos não mencionaram o suposto encontro. Em suas redes sociais, o ex-presidente do Brasil não citou em nenhum momento qualquer visita de Trump enquanto esteve hospitalizado (aqui, aquiaqui e aqui). Também não há indício do suposto evento nos perfis da esposa Michelle (aqui) e dos filhos Carlos (aqui e aqui), Flávio (aqui aqui), Eduardo (aqui aqui) e Jair Renan (aqui).

A Casa Branca também não publicou nada na agenda do presidente americano sobre a vinda ao Brasil. Trump veio pela última vez ao país em 9 de abril de 1989. Ele esteve no Rio de Janeiro para prestigiar a Trump Cup, um torneio internacional de turfe do qual era patrocinador no Jockey Club da Gávea.

Quem se encontrou com Jair Bolsonaro neste mês, em 5 de maio, foi o conselheiro sênior do Departamento de Estado dos Estados Unidos para o Hemisfério Ocidental, Ricardo Pita. Ele esteve na casa do ex-presidente em Brasília. Uma foto do encontro foi publicada nas redes sociais do senador Flávio Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro.

Além da ausência de registros oficiais sobre a visita de Trump, imagens usadas no vídeo verificado apontam para a falsidade do conteúdo. A foto que mostra Bolsonaro e Trump lado a lado em um ambiente hospitalar apresenta indícios de ter sido criada por inteligência artificial (IA), como o aspecto de “cera” da pele de ambos e o cabelo de Trump que aparece quase como uma pintura. Outro detalhe é a sonda usada pelo brasileiro, que está posicionada no queixo ao invés do nariz. Uma busca reversa no Google também não mostrou essa imagem publicada em qualquer outra fonte.

O Comprova entrou em contato com o autor da publicação no TikTok, mas não recebeu resposta até a publicação deste texto.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. No TikTok, até o dia 7 de maio, o vídeo acumulava 1,3 mil visualizações e mais de 10 mil compartilhamentos.

Fontes que consultamos: Busca reversa no Google por foto de Trump e Bolsonaro em um hospital; perfis de Bolsonaro, Michelle e filhos nas redes sociais; agenda de Donald Trump no site da Casa Branca, além de pesquisas por matérias sobre o suposto encontro na mídia profissional.

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: É comum a viralização nas redes sociais de conteúdos falsos e fabricados envolvendo Trump e Bolsonaro. O Comprova já publicou que imagem do americano ao lado de cadeira com nome de Bolsonaro foi criada com IA e que vídeo de campanha do republicano foi alterado para incluir cena com o brasileiro. O UOL Confere também explicou que Trump não enviou comitiva para visitar Bolsonaro no hospital.

Texto originalmente publicado no Projeto Comprova, do qual a Alma Preta faz parte.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada pela Abraji e que reúne jornalistas de 42 veículos de comunicação brasileiros para descobrir, investigar e desmascarar conteúdos suspeitos sobre políticas públicas, eleições, saúde e mudanças climáticas que foram compartilhados nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano