PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Trump não chamou Lula de “palhaço corrupto”; áudio foi manipulado digitalmente

É falso que Donald Trump tenha chamado Lula (PT) de “palhaço corrupto”
O presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca em Washington, DC, em 24 de fevereiro de 2025.

O presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca em Washington, DC, em 24 de fevereiro de 2025.

— Ludovic Marin/AFP

14 de maio de 2025

É falso que Donald Trump tenha chamado Lula (PT) de “palhaço corrupto”. Uma publicação viral com suposto trecho de discurso do republicano alterou o áudio com uso de inteligência artificial. Na verdade, o vídeo mostra a participação do americano em um evento em Washington, em julho de 2022. Durante sua fala, Trump não fez menção a Lula ou ao Brasil.

Conteúdo investigadoPost que mostra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falando sobre o Brasil e a gestão do presidente Lula (PT). No discurso, o republicano chama o brasileiro de “palhaço corrupto” e afirma que o país poderia ser grande se não estivesse sendo comandado pelo petista.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Onde foi publicado: TikTok.

Conclusão do Comprova: Vídeo em que Donald Trump chama o presidente Lula de “piada” e “palhaço corrupto” teve o áudio manipulado digitalmente. Uma busca reversa no Google mostrou que o discurso original do norte-americano ocorreu em um evento da organização AFPI (America First Policy Institute), em Washington, em julho de 2022. Durante sua fala, ele não fez qualquer menção a Lula ou ao Brasil.

Durante pouco mais de uma hora e meia, Trump abordou temas como imigração, inflação e a invasão ao Capitólio em 2021. Na época do discurso, o presidente do Brasil era Bolsonaro e não Lula, que só foi reeleito para o terceiro mandato em outubro de 2022 e tomou posse no dia 1º de janeiro de 2023.

O próprio usuário que publicou o vídeo no TikTok identifica que o conteúdo foi gerado por inteligência artificial (IA), tanto na descrição do post quanto do perfil. No entanto, pessoas que replicam a gravação em outras plataformas não sinalizam que se trata de um material manipulado.

Além da busca pelo vídeo original, o Comprova utilizou o programa Hive Moderation para analisar a probabilidade do conteúdo ter sido manipulado. A ferramenta indicou que 99,9% do áudio é adulterado com ajuda da inteligência artificial. Também utilizamos o programa InVid-WeVerify, que mostrou o mesmo resultado. Plataformas de detecção como essas são passíveis de erro, mas em conjunto com outras evidências ajudam a identificar conteúdos manipulados.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. No TikTok, até o dia 8 de maio, o vídeo acumulava 1,9 milhão de visualizações, mais de 120 mil curtidas e 22 mil compartilhamentos.

Fontes que consultamos: Busca reversa por imagem no Google; gravação do discurso original de Trump no Youtube e transcrição da fala do republicano; e consulta aos programas Hive Moderation e InVid-WeVerify

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: Conteúdos manipulados digitalmente, especialmente sobre política, costumam confundir e desinformar usuários das redes sociais. O Comprova já publicou que imagem de Trump ao lado de cadeira com nome de Bolsonaro foi criada com IA e que foto de Alexandre de Moraes com boné da USAID foi gerada por inteligência artificial. UOL ConfereAFP Checamos e Aos Fatos também explicaram que discurso de Trump atacando Lula teve áudio manipulado.

Texto originalmente publicado no Projeto Comprova, do qual a Alma Preta faz parte.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada pela Abraji e que reúne jornalistas de 42 veículos de comunicação brasileiros para descobrir, investigar e desmascarar conteúdos suspeitos sobre políticas públicas, eleições, saúde e mudanças climáticas que foram compartilhados nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano