O coletivo teatral “Projeto Crioulos”, formado por artistas negros, apresenta o espetáculo “Crioulos” da quarta-feira (14) ao domingo (18), gratuitamente, no Teatro Arthur Azevedo, em São Paulo.
O espetáculo é uma tragicomédia que narra a história de um jovem negro que após o assassinato do pai — um ativista político — por milicianos, mergulha em memórias, fabulações e reflexões sobre raça, história e identidade.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Misturando critica social, humor ácido e imagens simbólicas da diáspora negra, a obra é inspirada por autores e artistas negros como James Baldwin, Conceição Evaristo, Jordan Peele e Tyler The Creator. A montagem combina oralidade, performance e projeções visuais em um cenário que transita entre o rural e o urbano.
O público é conduzido a uma trilha sonora marcada por samba, soul e ruídos de tiros, em uma atmosfera que evoca figuras como o ator e comediante Grande Otelo e episódios emblemáticos como o sequestro do ônibus 174, ocorrido no Rio de Janeiro em 2000. A peça propõe uma reflexão profunda sobre o genocídio da juventude negra e periférica no Brasil.
Criado em 2021, o Projeto Criolous é um coletivo de teatro negro que surgiu a partir de ocupações artísticas em espaços públicos como o Centro de Culturas Negras do Jabaquara, a Funarte e o espaço Oswald de Andrade. O grupo conta com o apoio de coletivos como Estelar de Teatro, Teatro do Incêndio e Teatro de Contêiner Mungunzá, que também sediam suas atividades.