Estão abertas inscrições para programas de trainee e estágio, com vagas exclusivas para pessoas negras, que terão início a partir do primeiro semestre de 2022. Entre as empresas com processo seletivo, estão a Magazine Luiza (Magalu), que desde o ano passado promove essa ação, a startup Zé Delivery, de entrega de bebidas, e a Pepsico, que pretende expandir seu time com 80% de pessoas negras no processo de trainee. O objetivo das organizações é possibilitar a construção de redes de lideranças e promover equidade, inclusão e diversidade.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios, do IBGE, 56,1% da população brasileira é negra. Na Magalu, 51,8% dos funcionários se consideram pretos ou pardos e, desses, 41,5% ocupam cargos de liderança, de acordo com o levantamento realizado pela varejista neste ano.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A Pepsico também está com inscrições abertas para o seu programa de Trainee Next Gen, com 12 vagas disponíveis e processo seletivo online para as áreas de recursos humanos, marketing, operações, finanças e vendas. O programa faz parte de uma série de iniciativas que buscam aumentar a diversidade dentro da empresa. No último ciclo do programa, a Pepsico contratou 21% de pessoas negras e 57% de mulheres. Nessa seleção, o Next Gen gostaria de contratar ao menos 80% de pessoas negras e 50% de mulheres.
A Zé Delivery, pioneira com o aplicativo de entrega de bebidas geladas, abriu 30 vagas de estágio exclusivamente para pessoas negras. Com o processo seletivo, a startup deseja contratar pessoas comprometidas com a cultura da empresa. A companhia construiu um departamento para promover diversidade e acessibilidade, e atua hoje com cerca de 500 funcionários no Brasil, além de outros países, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Panamá e República Dominicana.
Outras empresas com programas semelhantes são a Empodera e o grupo O Boticário, que também estão com inscrições abertas. A Empodera é uma empresa especializada em diversidade e inclusão. E o grupo O Boticário, desde o ano passado, aposta em seu processo seletivo 100% virtual e remoto, que não exige proficiência em língua inglesa, com 50% dos selecionados nas vagas autodeclarados pretos ou pardos.
Confira a lista destes processos seletivos exclusivos para negros:
Magalu – Trainee 2022
“Diversidade é um valor e é estratégico para o Magalu”, afirma Patrícia Pugas, diretora-executiva de Gestão de Pessoas. “Nossa intenção é que tanto o quadro geral de colaboradores quanto o de liderança da companhia reflitam a composição racial do país, e um único programa exclusivo para negros não seria suficiente para atingirmos o objetivo.”
A edição do programa de trainee repete o formato do ano passado e aceitará apenas candidatos negros, formados entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021, em qualquer curso superior. Fluência em língua inglesa e experiência profissional anterior não são pré-requisitos para a seleção.
O processo seletivo será dividido em seis etapas, com testes online e entrevistas com profissionais de gestão de pessoas e da diretoria executiva da empresa. Os finalistas participarão de uma conversa com o CEO Frederico Trajano.
Todos os trainees receberão salários de R$6.800 e diversos benefícios. Um dos diferenciais é a bolsa inglês, além de uma grade de desenvolvimento exclusiva para aceleração de carreira do trainee. As inscrições podem ser realizadas pelo site 99 Jobs.
Zé Delivery – Estágio
O Zé Delivery, aplicativo de entregas de bebidas, abre inscrição para seu segundo ano do seu programa de estágio, o ZÉstágio. O programa é focado na contratação de estudantes negros para preencher cerca de 30 vagas nas áreas da Tecnologia, Marketing, Dados, Produtos, Pessoas, Operações, Financeiro, entre outras.
Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos e se autodeclarar como uma pessoa preta ou parda. O programa não pede por inglês e os candidatos só precisam ter formação prevista entre dezembro de 2022 e 2023 em qualquer curso de graduação, técnico ou tecnólogo.
As inscrições estão abertas até o dia 15 de outubro pelo site.
Pepsico – Trainee
O processo da Pepsico também não exige o inglês e, para grande parte das vagas, não exige cursos específicos. Ou seja, o candidato tem a liberdade de escolher sua área de aspiração independente de sua área de formação. Para se inscrever é necessário ter graduação concluída em curso superior há no máximo dois anos. Cursos tecnólogos também são aceitos. As inscrições vão até 20 de outubro no site da 99jobs.
Empodera – Estágio e Trainee
Com o objetivo de ampliar a diversidade racial em seu quadro de colaboradores, a YDUQS, uma das maiores organizações do setor de Educação do Brasil, abre inscrições para o Programa Trainee 2022, exclusivamente para candidatos autodeclarados pretos e pardos. Serão ofertadas vagas para diversas áreas de formação, destinadas a formandos ou recém-formados (entre dezembro de 2017 e dezembro de 2021) de qualquer região do Brasil, desde que tenham mobilidade e disponibilidade para viagens ao longo do programa. Até o dia 30 de setembro, os interessados poderão fazer seus cadastros na plataforma da Empodera, consultoria especializada em desenvolvimento de programas de diversidade e inclusão.
“Eu acredito na educação transformadora e, como trainee, estou tendo a oportunidade de me desenvolver e ter contato com a alta liderança da companhia. O programa é desafiador e nos leva a pensar em ideias fora da caixa, sempre nos incentivando a crescer como profissional. Muito bacana por parte da YDUQS criar um programa exclusivo para pretos e pardos”, destaca Pedro Henrique Souza, participante da última seleção do Programa de Trainee, em 2021.
O Boticário – Estágio e Trainee
O grupo O Boticário também está com inscrições abertas para o processo seletivo dos programas de estágio e trainee, com 65 novas vagas para trabalhar na empresa. Estudantes e profissionais recém-formados de todo o Brasil podem se inscrever. O processo será 100% virtual e remoto. Cerca de 50% das vagas serão destinadas a candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos.
Para as vagas de estágio, a única exigência é que o participante esteja matriculado em um curso de ensino superior e cursando os últimos dois anos da graduação, com formação prevista entre 2022 e 2023. Inscrições até 3 de novembro no site.
Leia também: Estágios para negros crescem quase 200% no Brasil