O Sesc São Caetano, no ABC Paulista, realiza em maio o Projeto Brincantes, desenvolvido pelo Ateliê Afro Cultural. A atividade propõe uma experiência lúdica e sensível, voltada especialmente para crianças e suas famílias, com foco na valorização da cultura afro-brasileira através da arte e da brincadeira.
Por meio de brinquedos sensoriais, cantigas, histórias, instrumentos e gestos da tradição oral, o projeto convida crianças a mergulharem em um universo de ancestralidade, escuta e imaginação. As atividades estimulam a construção de vínculos afetivos, o contato com elementos que celebram a cultura afro, além da experimentação corporal e musical.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
As vivências do Projeto Brincantes acontecem nos dias 1 (quarta-feira, feriado), 3, 17 e 25 de maio (sábados), sempre das 11h às 12h30, no Espaço de Brincar do Sesc São Caetano.
De acordo com comunicado à imprensa, o Projeto Brincantes tem como objetivo transformar relações e ambientes, criando espaços onde a diversidade cultural é celebrada e reconhecida desde a primeira infância. Um convite para brincar com identidade, memória e pertencimento.
Musicalizando
Nos dias 2 e 10 de maio (sexta e sábado), das 11h às 12h, a atividade “Musicalizando”, com a educadora e artista mineira Cássia Silva, propõe encontros interativos de iniciação musical para crianças. Com mais de 13 anos de experiência na musicalização infantil, Cássia utiliza instrumentos variados, canções autorais e jogos sonoros para estimular a escuta, o ritmo, o corpo e a criatividade de forma lúdica e afetiva.
A musicista tem passagem por escolas públicas e privadas, APAEs, projetos sociais, unidades do Sesc SP e espetáculos infantis, e atualmente integra o trio de shows infantis “Os Alunissados”, além de lecionar em escolas da capital e de Guarulhos.
Serviço
Quando: 1, 2, 3, 10, 17 e 25 de maio, às 11h
Onde: Sesc São Caetano | Rua Piauí, 554, Santa Paula, São Caetano do Sul (SP)
Recomendação etária: de 0 a 6
Senhas: Atividades gratuitas, sujeitas à lotação dos espaços.