Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Harlem e a Quebrada

22 de fevereiro de 2016

Texto: Pedro Borges / Edição de Imagem: Pedro Borges

Malcolm X, será que você estava no Harlem? Fiquei confuso. Você disse que lá, para sobreviver, teve que vender drogas. Lá, você disse ter visto a prostituição de muito perto. Tem certeza que foi lá onde você viu jovens negros serem assassinados pela polícia?

Você deve ter se confundido. Ou eu estou lá? Ou você esteve, ou ainda está aqui? Pensei que você me contaria uma história passada, de um país distante. Mas você disse que lá, a polícia também para e humilha os jovens negros. E que lá, a desculpa é a mesma, a da guerra às drogas. Será que você me viu? Talvez nos conheçamos.

É que eu já vi coisas parecidas com as quais você diz ter visto. Já vi as drogas aniquilarem, muito mais do que alguém da minha idade merecia ter visto. Já senti também, amigo Malcolm X, as armas matarem. Dói, né? Malcolm X, estou confuso. Será que você está aqui? Ou será que se foi, como um dos 83 jovens negros que se vão todos os dias? Será que somos amigos? Não sei. Talvez sim. Mas vou seguir seu caminho. Quem sabe não nos encontremos.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano