O sorteio da fase de grupos da Copa Africana de Nações 2025, em Rabat, no Marrocos, nesta segunda-feira (27), colocou frente a frente algumas das maiores potências do futebol africano. No Grupo F, Costa do Marfim, atual campeã, enfrentará Camarões, vencedor de cinco edições do torneio, além de Gabão e Moçambique.
Outras competições de destaque incluem Egito e África do Sul no Grupo B, Nigéria e Tunísia no Grupo C, além de Senegal, atual campeã da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, contra a República Democrática do Congo no Grupo D.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Marrocos, anfitrião da competição e semifinalista da última Copa do Mundo, fará o jogo de abertura contra Comores no dia 21 de dezembro. Mali e Zâmbia também compõem o Grupo A, onde os marroquinos aparecem como favoritos ao título, impulsionados pela força de sua equipe e pela torcida local.
Copa Africana de Nações é a maior vitrine do futebol africano
A Copa Africana de Nações, que ocorre entre 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026, é restrita a jogadores que atuam em ligas locais e é considerada o segundo maior torneio do continente. O torneio tem um papel fundamental como vitrine para jogadores que atuam em ligas locais. Inicialmente prevista para fevereiro de 2025, a competição foi adiada para dezembro devido a atrasos nas obras de infraestrutura.
Segundo a Confederação Africana de Futebol (CAF), houve avanços significativos na construção de estádios e melhorias em instalações como hotéis e campos de treinamento, mas mais tempo foi necessário para atender aos padrões exigidos.
O presidente da CAF, Patrice Motsepe, demonstrou confiança nos esforços dos países anfitriões e destacou a importância do torneio para o desenvolvimento do futebol local.
“Estou certo de que teremos um evento que fará jus à grandiosidade do futebol africano e à paixão de nossos torcedores”, declarou em comunicado, segundo a AFP.