PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Alma Preta organiza debate sobre Luana Barbosa e Rafael Braga em Ribeirão Preto

26 de maio de 2017

Evento, organizado pelo Coletivo Negro da USP e o portal de mídia negra Alma Preta, reflete a cobertura da mídia sobre casos de racismo.

Texto / Pedro Borges
Imagem / Alma Preta

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Luana Barbosa e Rafael Braga: as narrativas do racismo” é o tema do debate organizado pelo Coletivo Negro da USP de Ribeirão Preto e pelo Alma Preta, portal de mídia negra. O evento acontece no dia 3 de Junho, das 16h às 21h no Memorial da Classe Operária (UGT), na Rua José Bonifácio, 59, centro.

Antes da roda de conversa, a DJ Jéssica Ngeri discoteca um amplo repertório da música negra brasileira e internacional para acolher os presentes. A partir das 17h30, Pedro Borges, membro do portal, discutem o tema da mesa ao lado de Poliana Kamalu, estudante de Direito da USP e integrante do coletivo negro da universidade.

Faixa para textos BAP

O encontro se propõe a refletir sobre como a mídia cobriu o caso de Luana Barbosa dos Reis, mulher negra espancada por policiais militares e morta em decorrência dos ferimentos, e Rafael Braga, homem negro preso durante as manifestações de junho de 2013 e depois, em janeiro de 2017 acusado de tráfico de drogas.

Os convidados também abordam em suas análises o olhar da mídia sobre negras e negros e as relações entre os meios de comunicação e o genocídio no Brasil.

Poliana Kamalu crítica o olhar da mídia sobre casos de racismo e a cobertura dada para Luana Barbosa e Rafael Braga. Ela considera o conteúdo jornalístico raso, sem uma análise do que é racismo no país e ressalta a importância de veículos independentes de mídia coordenados por negros.

“A gente precisa disputar a mídia e impor a nossa narrativa. A gente tem a possibilidade a partir de canais como o Alma Preta, de propor a leitura dos fatos de maneira diferente de como a gente costuma ver no Brasil”, explica Poliana.

Programação

16h – 17h30 – Discotecagem
17h30 – 20h – Mesa de Debate
20h – 21h – Sarau
21 – Encerramento

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano