Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Provérbios africanos são apresentados em espetáculo de dança sexta (26)

25 de janeiro de 2018

Apresentação acontece na Casa de Cultura do Butantã em São Paulo

Texto / Thalyta Martina
Imagem / Acervo Mariama Camara

O espetáculo “Langnifan África (A união dá a força)” dirigido pela dançarina, percusionista e cantora africana Mariama Camara Limanya da C&A de Dança Africana acontece na sexta-feira (26) na Avenida Junta Mizumoto, número 13, Jardim Peri Peri, em São Paulo, às 19 horas. A obra coreográfica vai mostrar provérbios velhos da África por meio das danças, dos ritmos, dos cantos africano e, também, o universo da cultura africana tradicional Sussu, etnia africana da Guinè, de onde a artista vem.

Segundo Mariama, o espetáculo foi montado depois de muitos anos de formação e pesquisa em sua aldeia. Ele vem para mostrar uma cultura rica em artes, ciências, etnias, costumes, sabores e fazeres artístico-cultural.

“O público pode esperar um diálogo fecundo dos africanos com as suas próprias heranças culturais presentes e praticadas na dança, música, literatura oral e escrita, valores estéticos, valores sócios e as múltiplas línguas africanas”, explica. Ela afirma que tem o propósito retratar também por meio da dança, do movimento, releituras sobre o deslizar veloz do oceano Atlântico, que, segundo ela, trouxe as energias negras que se espalharam por cada pessoa do mundo. A apresentação tem duração de uma hora.

Além da apresentação na Casa de Cultura do Butantã, outras apresentações estão previstas. Dia 27, às 15 horas, a casa de Cultura de Guaianazes recebe o espetáculo. Às 20 horas do mesmo dia, a Casa de Cultura de São Mateus aguarda o público. No dia 28, às 18 horas, a apresentação é na Casa de Cultura de São Rafael. No dia 03 de fevereiro, às 18 horas, a Casa de Cultura de Santo Amaro é o palco. Por fim, no dia 16, a Casa de Cultura Tremembé fecha o ciclo de apresentações.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano