Pesquisar
Close this search box.

Cia apresenta espetáculo inspirado em personalidades negras

18 de setembro de 2018

Com duas apresentações gratuitas no Teatro Zanoni Ferrite, em São Paulo, espetáculo de dança contemporânea inspira-se em grandes personalidades negras da história do Brasil, como Carolina Maria de Jesus, Zumbi dos Palmares, João Cândido, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Abdias do Nascimento e Aleijadinho

Texto / Divulgação
Imagem / Clarissa Lambert

A Cia Pé no Mundo pré-estreia neste fim de semana, em São Paulo, “Arquivo Negro – Passos Largos em Caminhos Estreitos”. As apresentações, no Teatro Zanoni Ferrite, estão marcadas para os dias 22 e 23 de setembro, sábado e domingo, com entrada gratuita.

Dirigido e coreografado por Claudia Nwabasili e Roges Doglas, espetáculo de dança contemporânea inspira-se livremente em Carolina Maria de Jesus, Zumbi dos Palmares, João Cândido, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Abdias do Nascimento, Aleijadinho e inúmeras outras personalidades que, mesmo vivendo em situações de extrema adversidade, resistiram, ganharam destaque e influenciaram a arte, cultura e história brasileira. Para guiar esse processo de pesquisa teórica, contaram com a fundamental orientação da jornalista Mariana Queen Nwabasili.

Quebrando estereótipos e interrompendo o fluxo de produções responsáveis por criar imaginários negativos e distorcidos sobre o corpo negro, projeto lança luz para as reais narrativas que, ao serem ausentadas ou embranquecidas dentro do ensino escolar, não contribuem para uma construção mais honesta da autoimagem e da elevação da autoestima da juventude afro-brasileira.

“Não somos descendentes de escravos. Somos descendentes de seres humanos africanos. Filhos da diáspora, trazidos ao mundo com o direito de sermos autores e protagonistas, os nossos registros não são formados apenas de lamentos. A história negra é regada de conquistas, talentos, criatividade e força. É nesse cenário que trabalhamos, de maneira muito sensível e poética, resgatando e destacando esses registros tão importantes e representativos. Somos muitos e somos muitas possibilidades”, comentam os diretores.

Em cena, sintetizando o encontro das diversas danças e manifestações da cultura popular, o elenco é acompanhado por uma trilha sonora composta originalmente para essa obra. A direção musical é de Alysson Bruno. Entre os músicos convidados, Fábio Leandro, Maurício Pazz e Renato Pereira.

SERVIÇO:
Cia Pé do Mundo apresenta “Arquivo Negro – Passos Largos em Caminhos Estreitos”
Dia 22 e 23/09 – sábado às 20h e domingo às 19h
Teatro Zanoni Ferrite (Av. Renata, 163 – Chácara Belenzinho – São Paulo)
Entrada Gratuita

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano