Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Coalizão Negra por Direitos e Artigo 19 lançam concurso de ilustrações e charges antirracistas

Os trabalhos selecionados receberão um prêmio de R$ 1 mil e integrarão uma exposição artística

10 de dezembro de 2019

A Coalizão Negra por Direitos e a Artigo 19 vão selecionar 20 ilustrações e charges sobre antirracismo e liberdade de expressão no Brasil. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 12 de janeiro de 2020.

Os trabalhos selecionados receberão um prêmio de R$ 1 mil e integrarão uma exposição artística que será inaugurada dia 21 de março de 2020, Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

As entidades explicam que o edital é uma resposta à grave violação cometida pelo deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP), que quebrou uma charge sobre a violência policial contra a população negra, que era parte da exposição “Resistir no Brasil”, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF).

A ação violenta do deputado ocorreu em plena semana da Consciência Negra de 2019.
“O ato do deputado, além de racista, também fere as liberdades artísticas e de expressão, garantidas pelo artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pelo Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e pela Constituição Federal”, explica o material de chamamento do concurso.

Como participar

Qualquer pessoa, coletivo ou organização pode submeter uma ilustração ou charge sobre antirracismo e liberdade de expressão no Brasil para concorrer ao prêmio. As propostas devem ser submetidas digitalmente por um formulário.

As obras enviadas devem seguir critérios como: conter uma mensagem antirracista e de fortalecimento da liberdade de expressão da população negra; adequação ao foco e termos do edital; diversidade regional; criatividade e consistência da proposta; além de legitimidade do grupo ou organização que pretende executar as atividades.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano