“Seminário Luiz Gama Jornalista” tem como objetivo ressaltar o papel do líder abolicionista na imprensa brasileira
Texto / Amauri Eugênio Jr.
Imagem / Domínio público
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
130 anos após a abolição da escravidão no Brasil, a importância de Luiz Gama para a luta em prol da liberdade da população negra ainda está longe de receber os devidos reconhecimento e importância.
Por este motivo, o legado do líder negro abolicionista, a sua importância na luta em favor da extinção do trabalho escravo como política de Estado e o seu papel de destaque na imprensa serão debatidos no “Seminário Luiz Gama”, na quinta-feira (17).
Organizada pelo COJIRA-SP (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial), órgão do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, a atividade terá participação da Profa. Dra. Ligia Fonseca Ferreira, do Departamento de Letras da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
A especialista foi responsável pela organização dos textos de Luiz Gama nos livros “Primeiras Trovas Burlescas e Outros Poemas” (Martins Fontes, 2000) e “Com a Palavra, Luiz Gama: Poemas, Artigos, Cartas, Máximas” (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011). Durante o evento, Fonseca Ferreira falará sobre o tema “A pena audaz de Luiz Gama, jornalista”.
O seminário terá também participações do jornalista Oswaldo Faustino, autor do romance “A Luz de Luiz: Por Uma Terra Sem Reis e Sem Escravos” (Córrego, 2015), que fará intervenção sobre a vida do líder abolicionista.
A mediação da atividade será feita pela jornalista Cinthia Gomes, integrante da COJIRA-SP e que desenvolve atualmente pesquisa de mestrado sobre a autoria negra nos textos jornalísticos de Luiz Gama no Programa de Ciência da Comunicação (ECA-USP).
Serviço
O “Seminário Luiz Gama Jornalista” acontecerá na quinta-feira (17), das 19h às 22h, no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (rua Rego Freitas, 530, República, São Paulo – Auditório Wladimir Herzog).