PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Curso que discute relações raciais tem inscrições abertas em Campinas

26 de março de 2018

Formação é voltada à abordagem de aspectos diversos sobre a realidade de pessoas negras no Brasil, passando por pontos como religião e política

Texto / Thalyta Martina
Imagens / 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O curso “Relações Raciais: estudos contemporâneos” tem inscrições abertas até o dia 30 de março. As matrículas podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário. A formação é promovida pelo Coletivo de Mulheres Negras Lélia Gonzalez, de Campinas, e parcerias. A lista de selecionados será enviada no dia 2 de abril por e-mail. O curso acontece um domingo por mês, sempre das 14h às 18h, a partir de abril e vai até dezembro.

As aulas começam no dia 29 de abril, no centro de Campinas, interior de São Paulo, com o tema “Mestiçagem, miscigenação e colorismo”. A última aula acontece no dia 9 de dezembro com o tema “Retrocessos e estagnações políticas: uma análise a partir da SEPPIR: o desmonte das políticas públicas sociais e raciais.”

Entre os outros temas que serão abordados estão “A construção da branquitude”, “Sincretismo, integração, assimilação e diluição da cultura”, “O mito da democracia racial”, “Movimentos negro: demandas históricas e sistemas políticos”, “Problemáticas metodológicas nas pesquisas e análises sobre a questão racial”, “Religiosidade, cultura e ancestralidade” e “Sexualidade, gênero e masculinidade”.

Público alvo

O curso é destinado para mulheres negras, homens negros, pessoas de baixa renda, pessoas que tenham relação com movimentos sociais e pessoas que vão pesquisar áreas que serão discutidas ao longo do curso. Após essa triagem ser realizada, as vagas restantes serão de ampla concorrência por ordem de inscrição.

Um certificado será dado ao final do curso para as pessoas que compareceram em pelo menos 75% das aulas.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano